Segunda etapa do Estação Sonora acontece neste sábado em VG

Segunda etapa do Estação Sonora acontece neste sábado em VG
Programa permite a jovens ter acesso a equipamentos e técnicas de produção musical

Acontece neste sábado (23) a segunda edição do programa Estação Sonora, uma ramificação do Projeto São Lua Facilita. O programa Estação Sonora é a entrega de equipamentos para núcleos coletivos de produção e difusão musical em Mato Grosso.

No mesmo dia também será realizada a oficina: Técnicas Criativas de Produção Musical em Estúdio, com o multiartista Caio Mattoso.

O programa Estação Sonora é voltado para a juventude e busca promover o desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável, com oportunidades gratuitas de formação cultural, intelectual e profissional.

Os produtores culturais Rogê Além e Neyres Taveira, idealizadores do Projeto São Lua, pontuam que os objetivos do projeto vão muito além da produção dos shows com apresentações de artistas regionais.

O Estação Sonora surgiu para oportunizar que comunidades periféricas tenham acesso a equipamentos e técnicas de produção musical. O kit que vai ser entregue contém um notebook, placa de áudio off board, microfone condensador, monitores de áudio, teclado controlador, além dos cabos de conexão.

O Coletivo Grana Preta, localizado no CPA, em Cuiabá, foi contemplado na primeira etapa do programa Estação Sonora, e a produção musical está a todo vapor. A terceira etapa será em outubro, em Chapada dos Guimarães.

Segunda etapa

No sábado (23), vai ocorrer a implantação do segundo núcleo coletivo de profissionalização, produção e difusão fonográfica, com o apoio do programa Estação Sonora. Desta vez, o beneficiado será o Plantasom – projeto de arte e de educação que tem como eixo a música e a construção de noisy toys, brinquedos sonoros.

Atualmente o Plantasom acontece em Várzea Grande, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e tem como público adolescentes que cumprem medida sócio-educativa.

“Nós do Plantasom acreditamos que a educação e a arte são áreas do saber potencialmente transformadoras. Depois da pandemia, os jovens que participam do Plantasom sugeriram a utilização da tecnologia para que as oficinas ficassem mais interessantes. A partir de então começamos a gravar e produzir sons digitais com o que tínhamos na mão: celulares e um velho notebook”, explicou o educador Cássio Martins.

A coordenação do projeto destaca ainda a importância dos equipamentos para os assistidos. “Nós do Plantasom estamos contentes com a parceria com a Estação Sonora porque acreditamos que a expressão jovem, periférica e negra terá sua voz ampliada com o recebimento deste equipamento profissional”, afirmou o educador.

Todo o Projeto São Lua tem o apoio da escola de música Bateras Beat Cuiabá. Um dos sócios é o músico e professor Thiago Costa, que além de ter se apresentado diversas vezes nos show produzidos no projeto, defende a inclusão musical e artística de jovens que vivem em locais periféricos, ´para saírem da invisibilidade e vulnerabilidade cultural e social.

“É uma satisfação participar, poder contribuir com esse projeto tão importante e bonito. Muitas vezes o que falta é realmente uma oportunidade para descobrir grandes músicos, que podem ter seu talento revelado. Também é uma forma de oportunizar o ingresso na produções musicais e ser fonte de renda”, disse Thiago.

A entrega dos equipamentos por meio do programa Estação Sonora é a continuidade do Projeto São Lua, movimento inovador que reúne diversas expressões artísticas, fortalecendo o mercado da música no estado, levando inovação em tecnologia junto às ações formativas, aos coletivos e organizações filantrópicas.

O Estação Sonora é uma parceria junto ao Instituto Kuradomodo, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Secel), Assembleia Legislativa e apoio da escola de música Bateras Beat Cuiabá. com aporte financeiro via emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Lúdio Cabral.

Serviço:

Quando: Sábado 23 de setembro das 13h30 às 17h30

Local: CREAS Várzea Grande

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?