Bairros tradicionais na região central de Cuiabá colecionam praças abandonadas

Bairros tradicionais na região central de Cuiabá colecionam praças abandonadas
Jolismar Bruno

As praças de alguns de bairros tradicionais mais próximos à região central de Cuiabá sofrem com o acúmulo de lixo, entulho e mato. Nesta semana, a reportagem do HNT percorreu espaços nos bairros Lixeira, Baú, Araes e Quilombo e presenciou situações de falta de infraestrutura e manuenção nos locais de lazer e visitação familiar.

No bairro Lixeira, na praça das Lavanderias, pode ser observada grande quantidade de galhos e troncos de uma árvore que caiu com um temporal registrado em Cuiabá nos último dias. Segundo um trabalhador – que preferiu não se identificar – da creche municipal Dona Micaela Henrique de Souza Lima, localizada em frente à praça, a árvore caiu em cima da casa de um moradora ao lado. A reportagem presenciou parte da casa destelhada e parte do muro quebrado.

Jolismar Bruno

“Caiu com a chuva. Cortaram os troncos, mas não vieram tirar, está tudo aí”, disse o trabalhador. Apesar da sujeira, a infraestrutura da praça está mantida. Há bancos, postes de iluminação e equipamentos de academia ao ar livre.

Na praça do bairro Baú, na região central, foram encontrados acúmulo de lixo em determinados pontos e a presença de moradores em situação de rua. No entorno da praça, há um terreno baldio com dejetos e inúmeros recipientes que podem servir para procriação do mosquito transmissor da dengue. Mesmo com redução no número de casos da doença em 2023, fica o alerta diante do início do período chuvoso.

Jolismar Bruno

A praça do bairro Quilombo foi a situação de maior precariedade presenciada pela reportagem. O local, localizado ao lado do Hospital Municipal São Benedito, na avenida São Sebastião, encontra-se com acúmulo de entulho, lixo, mato alto e não há iluminação.

Segundo Fernando Rodrigues, de 53 anos, proprietário de uma mecânica em frente à praça, a Prefeitura de Cuiabá executa trabalhos de limpeza quando solicitado. Portanto, há meses não é realizado o serviço e, com início do período das chuva, o mato cresceu rápido.

Os bancos da praça estão danificados e não há iluminação. “À noite, aqui, é um breu. É muito escuro. Não dá para sentar na frente de casa, é muito perigoso (sic)”, contou Fernando. Portanto, mesmo com matagal e falta de iluminação, o morador disse que não está havendo registro de criminalidade na região.

VEJA VÍDEO

BAIRRO NOBRE

Uma denúncia encaminhada por uma moradora do Santa Rosa, um dos bairros mais nobres da Capital, para a redação do HNT mostra que a praça do bairro tem sido utilizada para o descarte de lixo por parte dos próprios moradores. Vídeos e imagens mostram a situação de abandono no local público.

VEJA VÍDEO

FORA DO CENTRO

A reportagem também percorreu a praça Bosque da Saúde, no bairro de mesmo nome e que não fica tão próxmo ao Centro. No local, a situação é oposta à presenciada nos bairros tradicionais e mais centrais. Não há acúmulo de lixo, pelo contrário, há várias lixeiras espalhadas. Os bancos da praça tem manutenção e limpeza e há equipamentos de academia ao livre. Mesmo tendo um terreno desocpuado ao lado, não está abandonado.

VEJA VÍDEO

OUTRO LADO

A reportagem procurou a Prefeitura de Cuiabá em busca de informações sobre limpeza e manutenção das praças públicas, sobretudo onde foi encontrado acúmulo de lixo, entulho e mato alto, e recebeu a seguinte nota:

Com relação à demanda da praça do bairro Quilombo, próxima ao Hospital São Benedito, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Limpeza Urbana informa que:

– Realizou diversas ações de limpeza na praça ao longo de 2023, inclusive com manutenção da iluminação pública;

– Para o mês de novembro já está agendada nova limpeza na praça;

– A Limpurb reforça que realiza programa de limpeza rotativo nas praças de Cuiabá garantindo segurança, tranquilidade e bem estar aos moradores;

– Qualquer reclamação pode ser enviada ao 65 3645-5500 e a Limpurb atenderá as demandas o mais rápido possível.

Com relação à retirada dos galhos e troncos na praça das Lavandeiras, no Lixeira, o acúmulo de lixo na praça do bairro Baú e a retirada de sujeira denunciada no bairro Santa Rosa, a Limpurb não emitiu nenhum posicionamento.

(HNT)

 

 

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?