Sedec inicia capacitação para potencializar atração de investimentos estrangeiros
Mais de 40 representantes de órgãos estaduais, entidades e instituições público-privadas iniciaram, nesta segunda-feira (19.06), capacitação voltada à promoção do comércio exterior e atração de investimentos com em Mato Grosso, no auditório da Federação das Indústrias (Fiemt), em Cuiabá.
A aula inaugural foi aberta pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e pelo especialista Sênior de Comércio Internacional e Investimento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Francisco Estrazulas de Souza.
O objetivo do treinamento é aperfeiçoar as ações de promoção voltadas ao comércio exterior e construir direcionamentos para potencializar a atração de investimentos para o Estado.
O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle ressaltou que Mato Grosso possui grande parte de sua economia baseada na exportação de commodities e que o treinamento vai potencializar o comércio exterior do Estado.
“Estamos empolgados com essa parceria com o Governo de Mato Grosso. Esse treinamento vai para contribuir para intensificar a atração de investimento estrangeiros, considerando as potencialidades de Mato Grosso”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que Mato Grosso é líder na produção de alimentos e na preservação do meio ambiente, e já possui fortes relações comerciais no exterior. O objetivo,, agora, é ampliar as negociações.
“Já está em funcionamento em Mato Grosso o fundo garantidor (MT Garante), que democratiza o acesso ao crédito para pequenos empresários e produtores. Precisamos olhar para o mercado externo, que é onde a gente consegue agregar valor, ter referência de volumes, de vendas e, para obtermos sucesso assim, precisamos nos capacitar. Por isso o Governo do Estado agradece essa parceria com o BID, que é essencial para gente atrair investimentos”.
O coordenador do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rogério Nunes, ressaltou que o aprendizado adquirido na capacitação junto ao BID vai alavancar ainda mais projetos importantes do Governo do Estado.
“Há algum tempo estamos fazendo essa aproximação com o comércio exterior. Temos, por exemplo, contato com a empresa Lenovo, na China, em um projeto que busca inovação e tecnologia, então essa oportunidade de aprender com o BID agrega ainda mais neste importante projeto e em outras ações do governo estadual”, destacou.
O especialista sênior no setor de Comércio Internacional e Investimento do BID, Francisco Estrázulas de Souza, avaliou que a capacitação sobre atração de investimentos estrangeiro pode identificar as barreiras e apontar soluções que podem ajudar a trazer mais investimentos e contribuir com o aumento de exportações do Estado para o mundo.
O cronograma do curso, que tem duração de cinco dias, conta com programação extensa, que prevê conteúdos como estrutura, organograma, atividades e processos para atração de investimentos e as exportações de Mato Grosso, ferramentas, referências estratégicas e de gestão para implementação, e definição quantitativa e qualitativa dos objetivos estratégicos para atração de investimentos e comércio exterior de Mato Grosso.
A capacitação conta com a colaboração do professor Xavier Casademunt, diretor no Brasil e professor associado da ESADE Business School, a 4º melhor escola de empreendedorismo do mundo, segundo o Ranking Poets&Quants (2022).
O professor tem desenvolvido projetos de consultoria e treinamento para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina, e projetos de consultoria em Investimento Direto, M&A e Alianças Estratégicas para empresas Europeias em toda América Latina.
Participam da capacitação alunos que representam a Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB-MT), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso, Casa Civil, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), dentre outros órgãos e entidades.
Fonte: MidiaNews