Representantes da cultura cuiabana se apresentam e cobram políticas públicas na Câmara de Cuiabá
Saias de chita, muitas cores e músicas que caracterizam a cuiabania tomaram o Plenário das Deliberações Paschoal Moreira, nesta quinta-feira (19.10). O Grupo Flor do Campo apresentou o Siriri após a Tribuna Livre, requerida pelo vereador Johnny Everson (PDT), para tratar das necessidades dos quintais de Siriri da cultura cuiabana. O grupo ainda foi recebido pelo presidente da Casa de Leis, Chico 2000 (PL).
A Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá foi utilizada por Cybele Bussik, empreendera Cultural e presidente do Instituto Inca e o diretor artístico do Grupo Flor Ribeirinha, Avinner Brandão. Os dois cobraram políticas públicas estruturantes para o setor da cultura.
“Temos quintais viajando o Brasil e o mundo. E hoje eu trouxe o Quintal de Dona Matilde, do Flor do Campo, com 41 anos de história, que está precisando fazer uma ação entre amigos, para participar de do Fast Carnaval em Salvador. Na campanha, uma das propostas era a ter a nossa cultura na grade curricular das escolas municipais, precisamos começar a valorizar desde a base curricular.”, defendeu Cybele Bussiki.
O quintal ao qual ela se refere é o de Matilde da Silva, 68 anos, que criou o espaço, junto aos pais, e irmã. E hoje compartilha as vivências para a além de toda a comunidade, com os 13 filhos, 58 netos e 42 bisnetos.
Avinner por sua vez é diretor do grupo Flor Ribeirinha que conquistou o título mundial no ‘Cheonan World Dance Festival’ na Coreia do Sul, representando o Brasil na competição de danças folclóricas, no início de outubro.
Ele defendeu a necessidade de políticas que garantam o fortalecimento desses territórios. “Precisamos do Festival de Siriri, mas não apenas o festival que é a visibilidade. Mas de um trabalho diário que solidifique a nossa cultura”.
Nos quintais existe dança, música, vestimenta, viola de cocho, enfim, tudo que nos identifica. Precisamos gerar de maneira promover de maneira permanente o apoio para a existência desses quintais.”, pontuou o vereador Johnny Everson, que ainda assumiu o compromisso de criar e defender políticas públicas de manutenção e apoio financeiro aos quintais.
O presidente da Câmara, vereador Chico 2000, durante reunião, defendeu a união dos parlamentares, para alocar recursos na cultura. “Todos reconhecemos a importância e tenho certeza que irão apoiar a cultura cuiabana”.