Paula quer mudar regimento até julho; Dilemário será “Plano B”

A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que tentará reunir até julho, antes do início do recesso parlamentar, os 18 votos necessários para fazer a alteração do regimento interno para permitir a sua reeleição.
“Se nós não viabilizarmos a reeleição da vereadora Paula, os vereadores irão apoiar o projeto de Dilemário”
Ela admitiu que fechou um acordo com o vereador Dilemário Alencar (União), que caso não consiga viabilizar a alteração, para o apoiar para a presidência da Mesa.
Segundo a parlamentar, o prazo até o recesso visa garantir segurança jurídica ao processo, já que se a mudança for feita próxima da eleição, que deverá acontecer em novembro, poderia provocar questionamentos na Justiça.
“Nós temos uma meta até por uma questão de segurança jurídica, que a gente coloque para apreciação em plenário de todos os pares, porque aqui as decisões não são monocráticas. A gente precisa colocar em apreciação até o recesso parlamentar, que nós teremos agora no mês de julho. Ela será colocada [em votação] nesse primeiro semestre, antes do recesso”, disse à imprensa nesta terça-feira (23).
“Se nós não viabilizarmos a reeleição da vereadora Paula, os quatorze vereadores irão apoiar o projeto de Dilemário-Paula”, completou.
Apesar de não confirmar, Paula deu a entender que deverá ser a primeira-secretária na chapa de Dilemário caso ele venha a concorrer, e vice-versa.
Acordo selado
Em um jantar da noite desta segunda-feira (22), Paula conseguiu o apoio dos vereadores Dilemário e Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e chegou a 14 parlamentares em torno do seu projeto de reeleição na Mesa Diretora.
Entretanto, para concorrer será necessário mudar o regimento interno. Para a mudança, são necessários 18 votos, quatro a mais do que o grupo possui.
Caso não haja a mudança, ficou selado que o grupo apoiará Dilemário para a presidência. Ele será uma espécie de “Plano B”.
Veja o vídeo:
(MidiaNews)






