Empreender no Setor Público: Reinventar o Possível em Meio à Burocracia
JONATAS PULQUÉRIO
Com mais de 16 anos no serviço público, aprendi que empreender no setor público é sobre reinventar o possível. A burocracia é uma realidade inevitável, mas com visão e inovação, é possível transformar desafios em oportunidades de aprendizado e progresso. Mesmo diante de estruturas rígidas, a criatividade e a resiliência são essenciais para quem quer gerar impacto e promover transformação.
Contudo, é importante reconhecer que disfunções burocráticas ainda dificultam o desenvolvimento de projetos mais ágeis e eficientes. Essa realidade tem levado muitos servidores, especialmente no âmbito federal, a buscar novos caminhos no setor privado, onde acreditam poder contribuir de forma mais efetiva para a sociedade e o desenvolvimento sustentável.
Essa transição não é uma renúncia ao propósito público, mas uma busca por novos meios de servir e colaborar com o crescimento econômico e social do país. A gestão privada oferece um ambiente com maior flexibilidade e agilidade para implementar soluções inovadoras, algo que muitos desses profissionais desejam aplicar após anos de experiência no setor público.
Neste Dia do Servidor Público, é fundamental destacar a importância da missão pública, mas também refletir sobre como o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo dos anos podem transcender as barreiras institucionais e continuar gerando impacto, independentemente do setor de atuação.
O futuro do país depende da integração entre setor público e privado, e servidores que já fizeram essa transição mostram que empreender e contribuir para o desenvolvimento sustentável é possível em ambos os contextos.
(*) JÔNATAS PULQUÉRIO é Servidor Efetivo do GOV MT, Ex Diretor Nacional de Gestão de Risco Agropecuário do MAPA.
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