Após quase cinco décadas de luta, sede da Femab é inaugurada em Cuiabá

Após quase cinco décadas de luta, sede da Femab é inaugurada em Cuiabá
Discurso do presidente da Femab, Walter Arruda, com o prefeito Abílio Brunini e o senador Wellington Fagundes (Fotos: Ricardo Lobo / Atos e Fatos)

Quase cinco décadas de espera se encerram na noite deste sábado, com a inauguração da nova sede da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), no bairro Barra do Pari – Região Oeste de Cuiabá. A entidade deixou de ser “eterna inquilina” e finalmente realizou o sonho da casa própria.

A partir da próxima semana, quando a lei for aprovada pela Câmara de Cuiabá e sancionada pelo prefeito Abílio Brunini (PL), chamar-se-á Espaço Comunitário João Antônio Fagundes – João Baiano – em homenagem ao pai do senador Wellington Fagundes (PL), autor da emenda que financiou parcela considerável da obra.

O presidente da Femab, Walter Arruda, destacou a luta pela sede da entidade-mãe do movimento comunitário, por sua sede, se arrastando desde a década de 1980. Ele enalteceu o espírito visionário do presidente da Associação dos Moradores, Odenil Rodrigues Jarcem, responsável pela indicação do local onde foi edificada a sede.

“Confio muito em Deus. E, quando o local anterior foi excluído, o companheiro Odenil Jarcem apontou a existência da área atual. Deu tudo certo”, ponderou Walter Arruda.

“Sem dúvida, a Femab tem um papel importante na organização das lideranças comunitárias e no diálogo entre os bairros e o poder público. A entrega dessa sede representa mais estrutura para que esse trabalho continue fortalecendo a participação da população na construção das políticas públicas”, observou Abílio.

Wellington Fagundes recordou o seu compromisso comunitário, desde o início da vida pública, quando investiu na sede da União Rondonopolitana de Associações de Moradores (Uramb). “O líder comunitário é um assessor não remunerado do poder público, porque é o primeiro a bater na porta das autoridades, para reivindicar melhorias”, pontuou Fagundes.

A Femab é reconhecida como de utilidade pública municipal desde a década de 1990 e estadual desde fins dos anos 1980.

Fundada em 1980, a FEMAB reúne as Uniões de Associações de Moradores e entidades comunitárias de diferentes municípios de Mato Grosso. A instituição atua na articulação de demandas das comunidades junto ao poder público e no fortalecimento do movimento comunitário organizado.

A nova sede representa um espaço próprio para reuniões, capacitações e atendimento às lideranças comunitárias. A construção foi discutida e anunciada nos últimos anos como parte de um projeto de fortalecimento da estrutura da federação, que antes realizava parte das atividades em espaços cedidos por entidades parceiras.

Ronaldo Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?