Thiago Silva defende a contratualização de novos leitos na Santa Casa para ampliar as cirurgias ortopédicas
Com o grande número de pessoas na fila de espera para a realização de cirurgias ortopédicas a serem atendidas no Hospital Regional de Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defendeu, em sessão plenária, nesta quarta-feira (14), que o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), faça a contratualização de novos leitos para esse tipo de procedimento, na Santa Casa de Misericórdia que possui espaço para ampliar os serviços.
“Continuamos cobrando a construção de um novo Hospital Regional. Nós sabemos o compromisso do governo estadual na construção de hospitais em diferentes regiões, descentralizando os atendimentos de saúde. Mas, precisamos também dar prioridade ao município de Rondonópolis e, assim, dobrar a capacidade de leitos. O hospital que temos foi planejado na década de 80, foi planejado aquele espaço e prédio e hoje não suporta mais todas as demandas da região”, explica o parlamentar.
Além desta reivindicação, paralelamente a isso, Thiago Silva sugeriu que o Estado firme parceria com a Santa Casa para que possa ampliar as cirurgias ortopédicas, sendo que a instituição possui uma estrutura excelente com o espaço do 6° andar, para suprir as demandas reprimidas. “Precisamos distribuir as especialidades médicas entre o Regional e Santa Casa já que ambas têm capacidade para prestar o atendimento necessário aos usuários do SUS, principalmente no campo de ortopedia que é um dos grandes problemas enfrentados em nossa cidade e região”, pontuou.
O deputado reconhece a iniciativa do governo estadual em realizar a reforma e modernização, em execução, com investimentos de R$ 10 milhões no Hospital Regional. “A gente reconhece todo o esforço do Estado, mas precisamos além disso. Temos alternativas que vão contribuir para que reduza a sobrecarga no Regional. Ainda mais que temos problemas com o trânsito de Rondonópolis que acaba gerando alto índices de acidentes no trânsito e, muitas vezes, sofrem com lesões e fraturas ósseas”, disse.
Entidade – A entidade filantrópica foi fundada em 1971 e, atualmente, oferece serviços de atendimento adulto e infantil, realiza diversos tipos de cirurgias e serviços de diagnóstico (raio-x, tomografia e ultrassonografia). Também, chegou a ser certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um dos maiores hospitais do Brasil, por ter recebido nota máxima na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente.