SES abre inscrições para curso de especialização em enfermagem obstétrica

SES abre inscrições para curso de especialização em enfermagem obstétrica
O resultado preliminar das inscrições deve ser publicado no site da SES a partir do dia 03 de outubro de 2023

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) abriu, nesta segunda-feira (04.09), as inscrições para o processo de seleção do curso de especialização em enfermagem obstétrica.

Por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT), são ofertadas 25 vagas, destinadas a enfermeiros que atuam como efetivos no Hospital Santa Helena; no Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso; no Hospital Geral e no Hospital São Lucas, em Várzea Grande.

Os interesados podem se inscrever até às 22h59 (horário de Cuiabá) do dia 25 de setembro de 2023, por meio deste link.

As vagas também são destinadas para enfermeiros da Atenção Primária em municípios de Cuiabá e Várzea Grande e para profissionais que têm interesse em atuar nos centros de parto que estão em implantação nos municípios de Várzea Grande, Cáceres, Sorriso e Pontes e Lacerda.

Enfermeiros com deficiência que trabalham em hospitais maternidade conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, enfermeiro de comunidade que atua no campo de saúde da mulher e da criança também podem se inscrever.

A diretora da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, ressalta que o objetivo do curso é qualificar enfermeiros obstétricos para atuar com perfil humanístico e ético, e pontua que, com a especialização, os profissionais vão colaborar para a mudança de modelo de atenção ao parto e nascimento, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde materna e neonatal do estado de Mato Grosso.

“Mato Grosso está entre os estados que mais realizam parto cesárea. Nossa meta é diminuir esses números a partir do trabalho acolhedor dos profissionais da enfermagem obstétrica. Para isso, são necessários profissionais qualificados, que realizem um atendimento humanizado e eficiente”, avalia Silvia.

O resultado preliminar das inscrições será publicado no site da SES a partir do dia 03 de outubro. O curso está previsto para iniciar em novembro deste ano e deve ser concluído em 2025, totalizando 760 horas. Outras informações sobre a especialização podem ser acessadas no edital disponibilizado no link de inscrição.

Astrogildo Aécio Nunes

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (08.10), por 13 votos favoráveis, em segunda votação, o projeto de lei que institui o Programa Municipal do Livro Didático (PMLD) de Cuiabá. A proposta é do vereador Kássio Coelho (Podemos).  Conforme o texto, o programa será executado pela Secretaria Municipal de Educação, visando disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica da rede municipal de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.  Kássio salientou que as escolas deverão adotar procedimentos para a correta utilização e conservação dos materiais, e campanhas de conscientização serão realizadas para orientar professores, estudantes, pais e responsáveis  O objetivo é aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de educação básica, com a consequente melhoria da qualidade da educação garantir o padrão de qualidade do material de apoio à prática educativa utilizado nas escolas públicas de educação básica democratizar o acesso às fontes de informação e cultura fomentar a leitura e o estímulo à atitude investigativa dos estudantes apoiar a atualização, a autonomia e o desenvolvimento profissional do professor e apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular.  Com a aprovação, a matéria será enviada ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que pode sancionar ou vetar a proposta de lei.

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (08.10), por 13 votos favoráveis, em segunda votação, o projeto de lei que institui o Programa Municipal do Livro Didático (PMLD) de Cuiabá. A proposta é do vereador Kássio Coelho (Podemos). Conforme o texto, o programa será executado pela Secretaria Municipal de Educação, visando disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica da rede municipal de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. Kássio salientou que as escolas deverão adotar procedimentos para a correta utilização e conservação dos materiais, e campanhas de conscientização serão realizadas para orientar professores, estudantes, pais e responsáveis O objetivo é aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de educação básica, com a consequente melhoria da qualidade da educação garantir o padrão de qualidade do material de apoio à prática educativa utilizado nas escolas públicas de educação básica democratizar o acesso às fontes de informação e cultura fomentar a leitura e o estímulo à atitude investigativa dos estudantes apoiar a atualização, a autonomia e o desenvolvimento profissional do professor e apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Com a aprovação, a matéria será enviada ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que pode sancionar ou vetar a proposta de lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?