Servidores da Prefeitura participam de palestra sobre gestão patrimonial da administração pública promovida pela MPE

Servidores da Prefeitura participam de palestra sobre gestão patrimonial da administração pública promovida pela MPE
Davi Valle

Servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram na manhã desta segunda-feira (4), no auditório do Palácio Alencastro, de uma palestra sobre ‘Gestão Patrimonial da Administração Pública’. Organizado pela Secretaria Municipal de Gestão, a iniciativa é do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Probidade e do Patrimônio Público a fim de assegurar a efetivação do controle da coisa pública, considerada “patrimônio de todos”.

A gestão patrimonial desempenha um papel fundamental na administração pública, assegurando o correto registro, controle e uso dos bens e recursos pertencentes ao município. “Recebemos com muita satisfação o convite feito pelo Ministério Público para tratar de um tema de extrema, além também, de ser uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que trabalha na revitalização e manutenção dos patrimônios públicos”, disse a secretária municipal de Gestão, Ellaine Mendes.

Na oportunidade, a secretária citou algumas obras e reformas de instrumentos públicos, destacando que, até o final da gestão, será elaborado um relatório de todos os imóveis de propriedade do município. “Além de ser admirada a iniciativa do MP, tendo um gestor que se preocupa com isso, nós como servidores, gestores e como comunidade, temos que lembrar que o patrimônio público é nosso. Essa troca de informações irá contribuir e muito com o trabalho já desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá”, acrescentou Ellaine.

“Além de incentivar a construção de medidas inovadoras para o engajamento da sociedade na preservação e valorização do patrimônio público, gestores municipais estão sendo provocados a implementar uma política de gestão patrimonial da administração pública”, disse o procurador de Justiça e titular da Especializada na Defesa da Probidade e do Patrimônio Público, Edmilson da Costa Pereira.

Segundo ele, promotores de Justiça que atuam na área também foram orientados a dialogarem com os gestores públicos e com a sociedade civil organizada para fortalecimento do controle social e, por consequência, a valorização e preservação do patrimônio público. “Nós temos a Lei Estadual 11.109/2020, que regulamenta a guarda, manutenção, utilização e destinação dos bens públicos do Executivo Estadual e alguns municípios, a exemplo de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Querência, também já possuem normas nesse sentido, mas precisamos ampliar este cenário”, ressaltou o procurador de Justiça.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?