Preso no Alphaville suspeito de movimentar milhões com venda ilegal de ouro, empresário de Cuiabá é solto

Preso no Alphaville suspeito de movimentar milhões com venda ilegal de ouro, empresário de Cuiabá é solto
Reprodução

O desembargador Leão Aparecido Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu liberdade provisória a Geraldo Henrique Costa Neto, acusado pela Operação Arcanjo, da Polícia Federal, de integrar esquema que produzia joias com ouro extraído de forma ilegal e transportá-las para São Paulo.

Polícia revela que “Angéliquinha” fez pelo menos cinco plásticas no rosto para despistar polícia desde a fuga de presídio; vídeo

Examinando o habeas corpus, o magistrado resolveu concedê-lo com contrariedade às razões apresentadas pela primeira instância para manter Geraldo preso. Enquanto o juiz manteve o cárcere sustentando que ele não demonstrou vínculo empregatício lícito, que representava risco à ordem pública diante da gravidade dos crimes, já que usavam empresas sem autorização para comercialização de ouro, além dos milhões movimentados no esquema interestadual, possibilidade de fuga e interferência na instrução, Leão Aparecido não verificou nenhum desses requisitos.

Leão concluiu que não havia evidências concretas de que Geraldo continuaria a delinquir desde 2025, que a movimentação financeira, entre agosto e dezembro de 2024 e entre dezembro de 2023 e outubro de 2025, envolva apenas as atividades criminosas objeto de investigação que estejam relacionadas diretamente com o paciente Geraldo Henrique, ou que sua liberdade colocaria em risco o regular trâmite da ação.

Sobre o risco de sua liberdade, o juiz de primeiro piso asseverou que os investigados poderiam alertar os demais envolvidos, ainda não identificados, coordenar a destruição ou ocultação de documentos, registros contábeis e instrumentos da atividade que poderiam influenciar testemunhas e colaboradores eventuais. Leão divergiu deste entendimento pontuando que a possibilidade de destruição de provas e interferências é inerente a qualquer acusado livre, e que a soltura de Geraldo não implicaria, necessariamente, a destruição de provas em poder dele, considerando que já foi realizada busca e apreensão nos endereços a ele vinculados e seu telefone celular foi apreendido.

“Dessa forma, a afirmação de que o paciente ainda poderia interferir nas investigações carece de elementos probatórios idôneos para corroborá-la. Ademais, se o paciente interferir na investigação, aí, sim, será legítima a decretação da prisão preventiva. No entanto, o paciente não pode ser preso sem a demonstração razoável de que ele poderá interferir na investigação”, nos termos da decisão.

Sobre o risco de fuga, o desembargador anotou que medidas cautelares diversas da prisão são suficientes para evitá-lo e, por isso, impôs uma série de providências que Geraldo deverá cumprir: será monitorado por tornozeleira, ficou proibido de manter contato com os demais investigados e sair da comarca sem autorização e obrigado a pagar fiança de R$ 90 mil.

Os empresários José Roberto Ribeiro e Geraldo Henrique Costa Neto foram identificados como os presos durante a “Operação Arcanjo”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã do dia 28 de agosto deste ano, em Cuiabá. Ambos são acusados de integrar um grupo criminoso investigado por produzir joias com ouro extraído de forma ilegal e transportá-las para São Paulo.

Quando do desencadeamento da ofensiva, ambos foram presos em suas casas, no condomínio Alphaville, em Cuiabá. Além disso, tiveram seus celulares e computadores apreendidos.

As investigações apontam que a dupla atuava na aquisição, na circulação, na comercialização e na ocultação dos recursos provenientes do minério. Apurou-se, ainda, que o grupo movimentou mais de R$ 5,2 milhões em recursos relacionados às operações investigadas, tendo sido identificada a negociação de cerca de 17,3 kg de ouro.

A análise das movimentações financeiras identificou estrutura com fornecedores, com operadores financeiros, com intermediários, com transportadores e com compradores do minério.

O esquema tinha início na região de Poconé e seguia para o município de São José do Rio Preto (SP), no qual era recebido e mantido em estabelecimento utilizado para custódia e para comercialização. A investigação também identificou mecanismos destinados à ocultação e à dissimulação dos valores.

Os fatos investigados podem configurar, em tese, os crimes de usurpação de matéria-prima pertencente à União, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

(Olhar Direto)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?