Período de férias é oportunidade para manutenção hidráulica preventiva

Período de férias é oportunidade para manutenção hidráulica preventiva
Divulgação

Revisão no carro, seguro residencial, matrícula das crianças na escola… A manutenção das estruturas hidráulicas domésticas está no seu checklist de início do ano? Com a proximidade do período de férias, chega também a oportunidade para dar aquela atenção ao sistema que garante a água na torneira de casa. A prática que visa evitar problemas futuros, como vazamentos, danos nas tubulações e desperdício de água é endossada pela Águas Cuiabá, empresa no grupo Iguá, no período de recesso proporcionado pela virada do ano.

Muitas vezes eles estão fora do alcance dos olhos. Escondidos entre uma parede e outra, o vazamento é uma das principais causas do desperdício de água tratada. Alguns são difíceis de serem detectados e o aumento repentino no valor da fatura é o indicador de que as estruturas hidráulicas internas precisam de uma atenção. “Comumente as pessoas tendem a perceber o problema quando impacta no orçamento doméstico, com o valor da fatura mais alta, mas por traz do vazamento, também há o desperdício, por isso a importância de se realizar a manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano”, explica o gerente operacional da Águas Cuiabá, Guilherme Silvestrin.

Quando se fala em vazamento, muitas vezes, a imagem que vem à mente é uma grande quantidade de água escorrendo por tubulações, mas a realidade é que o desperdício pode ocorrer de gota em gota. Para exemplificar, um pequeno furo de 2 milímetros pode desperdiçar 96 mil litros de água potável em um mês. Montante que seria suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas, por quatro meses. De modo relevante, o dado reforça a importância de identificar e reparar vazamentos, independente de suas dimensões.

O gestor da concessionária acrescenta que ações simples podem auxiliar na realização da vistoria interna, que pode ser realizada pelo morador ou por profissionais especializados. “Verificar as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga, observando se há gotejamentos ou ruídos diferentes é um dos primeiros passos para identificar se há um vazamento interno”. Silvestrin observa ainda que a verificação deve ser realizada de forma periódica dando atenção a manutenção dos reservatórios e as trocas das borrachas de vedação sempre que necessário.

Vai viajar? a Águas Cuiabá também tem algumas orientações para quem vai aproveitar o período de férias longe de casa. Antes de sair, a dica da companhia é que você feche o registro que fica no seu hidrômetro. Essa ação pode evitar além do desperdício de água em torneiras, válvulas e boia da caixa d’água que podem eventualmente apresentar mau funcionamento, como também prevenir extravasamentos nas instalações residenciais.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

(MidiaNews)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?