Kalil diz que uso de recursos federais inviabiliza privatização do saneamento em VG

Kalil diz que uso de recursos federais inviabiliza privatização do saneamento em VG
Camila Ribeiro/HNT

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), afirmou que tem garantido recursos de financiamento com a Caixa Econômica Federal e repasses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para solucionar a falta de água na cidade. Kalil explicou que, para não perder os valores enviados pelo governo federal, não pode abrir espaço para privatizações no setor. Isso só seria possível, conforme ele, no futuro, depois da execução das obras.

“Neste momento não. Até porque eu tenho recursos federais, tenho dinheiro do PAC que está previsto no saneamento básico e, se privatizar, eu perco. Até o momento, não há possibilidade nenhuma de privatização. Agora, depois dos investimentos, vou discutir com a sociedade”, esclareceu Kalil Baracat nesta terça-feira (21).

Conforme o prefeito, o imbróglio que deixa as torneiras secas em Várzea Grande se deve a instalações antigas, ainda da década de 1970. A meta é investir na modernização da rede.

“É preciso entender as outras demandas dos bairros que ainda têm necessidade de ampliação de rede. Para isso, contraí um financiamento na Caixa Econômica e o dinheiro vai ser investido nisso, em recuperação e amplicação”, disse Kalil.

Sobre o tempo que os moradores terão de esperar, o gestor municipal pediu paciência e lembrou as obras na rede de água e esgoto de Cuiabá, cidade que enfrentava situação semelhante e que precisou de bons anos para regularizar a questão.

“Obras de saneamento básico não acontecem do dia para noite. Quantos anos demorou para se chegar a uma estabilidade e o quanto foi investido? É só fazer uma comparação”, ponderou Baracat.

(HNT)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?