Deputado Thiago vistoria Parque Tecnológico e defende unidade em Rondonópolis
O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Desporto da Assembleia Legislativa, deputado Thiago Silva (MDB), esteve na última semana acompanhado do suplente de vereador professor Mayko Rondon e do CEO do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rafael Bastos, para vistoriar as obras da unidade que estão em ritmo acelerado.
Coordenado pelo Governo de Mato Grosso, o Parque é um empreendimento moderno criado e gerido com o objetivo de promover pesquisa e inovação na área tecnológica, o fomento à criação de startups e estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas brasileiras e internacionais.
Fico imensamente feliz em ver o progresso desta obra tão sonhada pela população e que será de suma importância para alavancarmos a economia do nosso Estado, além de promover a chegada de novas empresas na área da tecnologia e o fortalecimento das indústrias, em Mato Grosso. Estamos defendendo junto ao Governo do Estado a criação de um Centro de Inovação na cidade de Rondonópolis, com o intuito de promover a industrialização e a geração de emprego. O nosso objetivo é promover a vinda de novas empresas na área da tecnologia, pois a diversificação da matriz econômica, principalmente neste momento em que a Ferrovia irá se expandir para Cuiabá e o norte do Estado, gerando preocupação com o futuro da receita do município é fundamental para manter o desenvolvimento econômico”, comentou Thiago.
Segundo o CEO, Rafael Bastos, o Parque Tecnológico já tem chamado a atenção de diversas empresas nacionais e internacionais, como é o caso da Lenovo que entende que Mato Grosso possui um cenário econômico vantajoso para a instalação de novos empreendimentos.
“Estamos em contato com grandes empresas que já demonstraram interesse em se instalar no Parque. O empreendimento é moderno e inovador e com certeza irá dinamizar e fomentar o desenvolvimento tecnológico e econômico em nosso Estado”, disse Bastos.
Conforme a gestão estadual, o Parque é um mecanismo ímpar no processo de inovação tecnológica, em especial, por ter a capacidade de promover o desenvolvimento de empresas a partir de ideias e tecnologias geradas em instituições de ensino e pesquisa. A obra deverá ser finalizada em 2024 e está localizada na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, com uma área de 18 hectares.
Dentre as áreas que serão trabalhadas no Parque, o CEO citou o fomento a qualificação, agricultura familiar, tecnologia de informação, industrialização, ambientes de inovação, biotecnologia, educação e geociências. O projeto também prevê a implantação de um centro de inovação, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisas, edifícios corporativos, estacionamento, parques, restaurantes e espaço para prestadoras de serviço.
Thiago Silva destacou o trabalho do Governo em promover a construção do Parque que trará avanços significativos para promover o crescimento da economia mato-grossense. “Acredito que o Parque será providencial para colocar Mato Grosso em um novo patamar nos debates sobre o fomento à ciência e tecnologia no país, e uma unidade de expansão em Rondonópolis poderá fazer a diferença na agregação de valor à matéria-prima e na industrialização da região sudeste do Estado”, finalizou o parlamentar.