Feriado prolongado de ‘Finados’ deve ter aumento de 36% no tráfego na BR-163

Feriado prolongado de ‘Finados’ deve ter aumento de 36% no tráfego na BR-163
BR-163, em Rondonópolis – Foto: Franco André/AGORAMT

O feriado prolongado em alusão ao Dia de Finados (02) altera o tráfego de veículos na BR-163/MT até a próxima segunda-feira (06), período em que a Nova Rota do Oeste deve registrar aumento no fluxo de automóveis e queda na presença dos veículos de carga. Para ampliar a segurança viária, a Concessionária inicia nesta quarta-feira a operação Rota à Vista.

Segundo a estimativa de tráfego da Nova Rota, o domingo (05) será o dia com o maior movimento de veículos de passeio com um crescimento de até 36% em comparação a dias sem feriado. Nesta quinta-feira (02), deve ser registrada a segunda maior alta no fluxo de veículos de passeio com 27% de aumento. Na sexta-feira e no sábado, a previsão é de queda de 10% e 3%, respectivamente.

Com relação aos veículos pesados, a Nova Rota prevê queda no tráfego de quinta-feira a domingo, com redução que varia de 4% a 13%. O movimento de caminhões e carretas volta à normalidade na segunda-feira (06).

Diante do movimento previsto, a gerente de Operações da Nova Rota, Bárbara Nathane, chama a atenção dos motoristas para um ponto fundamental: a manutenção veicular antes de seguir viagem. A verificação dos freios, condições dos pneus, limpadores de para-brisa e a mecânica garante um percurso mais tranquilo e com menos chance de imprevistos.

“Já estamos no período chuvoso e os cuidados com os itens de segurança são indispensáveis para quem pretende viajar. Falamos reiteradamente sobre a necessidade da manutenção veicular porque os nossos atendimentos demonstram que muitas interrupções nas viagens poderiam ser evitadas se os condutores tivessem feito uma inspeção básica no veículo”, frisa.

O respeito à legislação de trânsito e às orientações repassadas nos pontos com obras na BR-163 também são pontos de atenção. Bárbara lembra sobre a importância de os motoristas seguirem a velocidade determinada para cada região e ficarem atentos à sinalização. “Esse conjunto de normas e indicações existe para um trânsito mais seguro. Estamos com a rodovia em obras e toda orientação repassada aos motoristas nos canteiros de obras deve ser respeitada para evitar acidentes”.

Operação Rota à Vista – Seguindo um mapeamento dos pontos mais sensíveis do trecho sob concessão, durante os feriados prolongados a Nova Rota do Oeste faz o reposicionamento do aparato operacional para chamar a atenção dos motoristas e diminuir o tempo de resposta diante dos acionamentos. Cerca de 800 funcionários ficam à disposição dos usuários da BR-163 durante o ‘feriadão’.

(AgoraMT)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?