Distrações
FRANCISNEY LIBERATO
Em um ambiente de trabalho, o silêncio é extremamente necessário, pois só assim é possível fazer o que deve ser feito da melhor maneira. Tudo o que você fizer na sua vida, especialmente algo que envolve a comunicação, como no caso do local de trabalho, demanda maior atenção.
Você não pode fazer seu trabalho em um local onde a comunicação seja ruim ou que não tenha o silêncio necessário para que possa se concentrar, pois é certo que terá dificuldades e correrá um grande risco de entregar um trabalho malfeito ou não entregar trabalho nenhum.
Por exemplo, no meio de uma reunião de trabalho, algo que demanda bastante atenção, o telefone toca; é certo que as pessoas irão se desconcentrar, o locutor pode perder o fio da meada, você pode se perder também e, com certeza, a comunicação da reunião será afetada, pois ela será interrompida.
Ao nos comunicar, devemos planejar o que vai ser redigido, organizando coisas como: a disponibilidade dos ouvintes e a adequação de um local. Assim, não haverá interferências e a comunicação não será prejudicada.
Mas não são apenas as influências externas que podem afetar a comunicação. Muita coisa vem de nós mesmos e precisamos saber como lidar, o que fazer e o que não fazer quando estivermos fazendo algo que requeira a nossa profunda concentração.
Atitudes como: conversar, olhar as redes sociais, checar os e-mails que não são relacionados com aquilo que deve fazer, procrastinar, passear por sites não relacionados ao que você precisa fazer, dentre outras, são situações que nos tiram o foco e fazem com que não nos esforcemos o suficiente para aquilo que é importante e que deve ser realizado.
Portanto, em tudo o que precisar fazer, faça com vontade e determinação. Nunca se esqueça do foco. Sua atenção vale ouro e a falta dela faz com que você se prejudique no presente e no futuro.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A e F News.