Artista cuiabano expõe retrospectiva de 40 anos de obras em museu de SP

Artista cuiabano expõe retrospectiva de 40 anos de obras em museu de SP
Gervane de Paula (detalhe) expõem sua primeira retrospectiva em SP - Levi Fanan/Pinacoteca de São Paulo

A retrospectiva de mais de 40 anos de trabalho do artista cuiabano Gervane de Paula, está em cartaz desde o último sábado (23) na Pinacoteca de São Paulo. A mostra ficará em exibição até o dia 1º de setembro.

Intitulada “Como é bom viver em Mato Grosso“, a exposição reúne dezenas de obras de Gervane produzidas desde o final da década de 70 até 2023, entre pinturas, instalações e outros objetos. “Quatro décadas de intensa dedicação à arte”, diz o artista.

Morador do bairro Araés, o artista expressa em sua obra críticas às relações de poder nas esferas públicas e privadas, bem como nas relações sociais marcadas pela desigualdade e opressão.

Com cores vivas, traços marcantes, texturas e com um humor ácido inconfundível, Gervane discute, desde o início de sua carreira, sobre temas atuais e inerentes à humanidade.

A mostra conta ainda com telas inéditas dos anos 80. À época, o artista participou da Exposição no Parque Lage (1984) e, segundo o MT Projetos de Arte, era o único artista autodeclarado negro.

Com curadoria de Thierry Freitas, a exposição ocupa três salas do segundo andar do icônico Pavilhão Luz.

(MidiaNews)

Veja:

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?