A convite de Paula Calil, Sindicato da Enfermagem apresenta atualização do PCCS na Câmara de Cuiabá

A convite de Paula Calil, Sindicato da Enfermagem apresenta atualização do PCCS na Câmara de Cuiabá
Foto: Donatto Aquino

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, na sessão desta quinta-feira (26), o presidente do Sindicato Estadual dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (SINPEN-MT), Dejamir Soares, que utilizou a Tribuna Livre, a convite da presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil (PL), para apresentar aos parlamentares a proposta de atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da enfermagem municipal.

O objetivo foi dar conhecimento aos vereadores sobre a minuta elaborada pela categoria antes do início das negociações com a Prefeitura de Cuiabá, garantindo transparência ao processo e fortalecendo o diálogo entre o Legislativo, o Executivo e os profissionais da saúde.

Durante a explanação, Dejamir explicou que a proposta busca atualizar a tabela remuneratória da enfermagem, que, segundo a categoria, está defasada há anos. Ele destacou que a iniciativa preserva a estrutura da carreira e pretende corrigir distorções salariais enfrentadas por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município.

“Já existe uma tratativa com o prefeito Abílio Brunini. Estivemos reunidos no fim de março e no início de abril, quando ficou definido que as negociações do PCCS terão início agora. Fiz questão de trazer essa discussão para a Câmara para dar ciência e transparência aos vereadores sobre aquilo que estamos propondo. Vamos protocolar a minuta em todos os gabinetes para que cada parlamentar conheça a proposta”, afirmou.

O presidente do sindicato também ressaltou que, na avaliação da entidade, o município reúne condições fiscais para discutir a valorização da categoria.

“Hoje o município apresenta um índice de responsabilidade fiscal em torno de 44%, resultado de uma gestão responsável dos recursos públicos. Isso demonstra que existe viabilidade para construir o PCCS da enfermagem e implantá-lo com efeitos no próximo ano, sempre por meio do diálogo e da negociação”, pontuou.

Ao final da apresentação, Dejamir agradeceu o espaço concedido pela Câmara da capital e destacou a importância da atuação institucional da presidente Paula Calil na construção do diálogo entre os Poderes e os movimentos sociais.

Paula destacou que com a presença do sindicalista, o Poder Legislativo cuiabano reafirma o compromisso l com a transparência e a participação da sociedade nas discussões de interesse público, prezando pelo bom relacionamento entre os poderes.

“Receber o sindicato da enfermagem nesta Casa é fortalecer o diálogo democrático e garantir que os vereadores conheçam a proposta antes mesmo de ela chegar para votação. A Câmara cumpre seu papel ao abrir espaço para ouvir a categoria e acompanhar esse processo desde o início. Acredito que o diálogo e a harmonia entre o Executivo, o Legislativo e os representantes dos trabalhadores são fundamentais para construirmos soluções responsáveis, que valorizem os servidores sem perder de vista o interesse da população cuiabana. Me sinto honra em liderar essa pauta que voltara para esta casa para que os demais pares possa fazer suas contribuições também. As portas estão sempre abertas a todos”, afirmou a presidente.

Conforme apresentado pelo sindicato, a proposta será protocolada junto à Prefeitura de Cuiabá e servirá como base para as negociações entre o Executivo e a comissão representativa da categoria. Após a conclusão dessas tratativas e a construção de um entendimento entre as partes, o projeto será encaminhado oficialmente à Câmara Municipal, onde passará pela análise das comissões permanentes e, posteriormente, será apreciado e votado pelos vereadores.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?