Mulher com as unhas dos pés mais longas do mundo morre aos 86 anos
A mulher com as unhas dos pés mais longas do mundo, a americana Louise Hollis, de Compton, na Califórnia, morreu no último dia 1º de dezembro, aos 86 anos. A morte foi confirmada pelo Guinness World Records e divulgada pela filha dela em publicação no Facebook.
O recorde mundial
Louise conquistou o recorde de unhas dos pés mais longas do mundo em 1991. O comprimento combinado de todas as suas unhas era mais de 2,2 metros. Com isso, cada unha do pé era, em média, tão longa quanto a largura de uma página do próprio livro dos recordes.
“Elas ficaram tão longas que eu não conseguia mais andar a menos que segurasse meu calcanhar”, ela disse ao programa Guinness World Records Primetime da rede de televisão Fox em 1999. “Mas isso me manteve magra – eu deveria tê-las deixado [longas assim]”, brincou.
A recordista começou a deixar as unhas dos pés crescerem em 1981. “Todo verão eu sempre as deixava crescer porque eu gosto de usar sapatos de sol”, declarou. “No verão seguinte, elas estavam lindas demais e eu odiava cortá-las. E então… eu não cortei!”.
Mas de onde veio a ideia de deixar as unhas crescerem tanto? Louise se inspirou em um programa de TV que apresentava unhas longas. Então, ela deixou suas próprias unhas bem compridas até tamanhos impressionantes, embora não o suficiente para reivindicar o recorde.
Após finalmente conquistar a marca mundial de unhas dos pés mais longas, Louise apareceu no Guinness. A edição de 2007 do livro dos recordes dizia que ela raramente usava sapatos. Quando os usava, eles eram abertos e com solas de pelo menos 7,62 cm para evitar que suas unhas arrastem no chão.
Participação no The Ellen DeGeneres Show
Em 2000, aos 68 anos, ela participou do programa de TV The Ellen DeGeneres Show. Lá, Louise disse que não corria, mas apenas conseguia andar suavemente.
Também afirmou que sentia frio no inverno, já que só conseguia usar sandálias abertas devido ao comprimento das unhas. “Eu simplesmente fico em casa ou pego um cobertor e me enrolo nele”, ela explicou. Em seguida, foi presenteada pelo programa com botas quentes feitas sob medida, com os dedos cortados.
Quando a apresentadora perguntou se Louise tinha namorado, ela respondeu com bom humor: “Sim… Não vou dizer o nome dele. Quero que cada um pense que é o único!”.
Brincadeiras à parte, a americana ficou solteira mais tarde na vida, após ter 12 filhos. “Essa é a questão sobre meu marido, ele ficou tão chateado com a atenção que elas [as unhas] atraíram, ele me disse, ‘as unhas vão ou eu vou’. Eu disse: ‘eu tenho você há 22 anos, você pode dividir. As unhas são novas’.”
Depois que conquistou o recorde mundial, ela disse que cogitou até cortar um pouco as unhas. “Mas elas nunca vão ficar curtas, de qualquer forma. De jeito nenhum!”, disse.
(Por Vanessa Centamori)