Vice-prefeito afirma que aumento de IPTU barrado pela Justiça foi só em áreas nobres de Cuiabá

Vice-prefeito afirma que aumento de IPTU barrado pela Justiça foi só em áreas nobres de Cuiabá
De acordo com Stopa, o aumento nessas regiões foi de 600%- Divulgação

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) manteve a defesa do aumento do IPTU de Cuiabá, que foi barrado pela Justiça em abril deste ano. Na avaliação do vice-prefeito, apenas áreas nobres da cidade tiveram o aumento real.

No início do ano, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso declarou inconstitucional a lei municipal que aprovou a atualização da planta de valores genéricos de Cuiabá. Na prática, a legislação elevava o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Na verdade, onde o IPTU subiu 600% foi no Belvedere, Alphaville, Itália Premium e Florais […] Vê se por aí subiu, é só fazer as contas. Meu entendimento é que 3 mil residências derrubaram o valor do IPTU”, salientou Stopa.

Na época do julgamento, procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, argumentou que a lei municipal elevou o IPTU de forma drástica e que não corresponde à realidade do país. Citou que no bairro Jardim Itália, o maior valor do metro quadrado da região passou de R$ 220 para R$ 900, configurando um aumento de mais de 400%.

Os argumentos de Stopa foram feitos ao programa Conexão Poder. O vice-prefeito comparou, ainda, quando a situação é inversa e proprietários de casas em área de invasão cobram ressarcimento da prefeitura.

“Por exemplo, estamos desapropriando uma área do Contorno Leste, na hora de pagar o valor do IPTU o cara não quer, mas na hora que a prefeitura chega para desapropriar, aí ele fala que tá valendo mais e judicializa. Na hora de pagar não quer, na hora de desapropriar ele fala que a casa vale 3 vezes mais. A gente tem que discutir com franqueza”, pontua Stopa.

(ODOC)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?