Vereadores derrubam parecer pela rejeição do projeto que institui auxílio ao protetor cuiabano de animais domésticos

Vereadores derrubam parecer pela rejeição do projeto que institui auxílio ao protetor cuiabano de animais domésticos
Divulgação

A Câmara de Cuiabá derrubou, em sessão ordinária desta terça-feira (22), o parecer da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária pela rejeição do projeto de lei nº 34051/23, que institui o Auxílio ao Protetor Cuiabano de Animais Domésticos na capital. A proposta é de autoria do vereador Sargento Vidal (MDB).

A matéria tem como finalidade assegurar a manutenção dos cuidados diários com os pets, especialmente aqueles sob a tutela de protetores independentes e Organizações Não Governamentais (ONGs) na capital. O benefício, com valores entre R$ 750 e R$ 3 mil, será concedido pelo Executivo Municipal por um período de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis.

Para ter acesso ao benefício, os protetores e ONGs precisam cumprir certos requisitos, como residir em Cuiabá, estar cadastrados junto à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) e participar ativamente de projetos de incentivo à adoção e guarda responsável dos animais sob cuidados da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.

O vereador Sargento Vidal destacou que a pandemia da Covid-19 impactou negativamente o trabalho de protetores e instituições filantrópicas ligadas à causa animal, e acredita que o projeto seja uma forma de minimizar esses prejuízos.

“A pandemia afetou significativamente os protetores, muitos perderam suas fontes de renda e tiveram dificuldades para continuar cuidando dos animais. Considerando o importante papel social e ambiental que desempenham, criei esse projeto para oferecer um suporte que lhes permita seguir em frente”, afirmou o vereador.

Vale ressaltar que o descumprimento das regras estabelecidas para o benefício resultará na suspensão imediata do auxílio. A expectativa é que o projeto de lei seja votado em plenário na próxima sessão.

(MT Alerta)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?