Três em cada 10 planejam comprar na Black Friday; eletrônicos lideram procura

Três em cada 10 planejam comprar na Black Friday; eletrônicos lideram procura
Rodinei Crescêncio/Rdnews

A menos de uma semana de distância, a Black Friday é mais uma chance de fazer compras com desconto neste final de ano. Segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT), cerca de três em cada dez pessoas planejam aproveitar os descontos da data. Neste ano, os produtos mais visados são eletrônicos e itens de vestuário.

A Black Friday é uma tradição dos Estados Unidos, acontecendo após o feriado de Ação de Graças. Em seu país de origem, a data é utilizada para a antecipação das compras dos presentes de Natal. No entanto, o perfil do consumidor local ainda é focado na aquisição de eletrônicos, como smartphones, a preços acessíveis.

“A Black Friday tem se consolidado como uma das principais datas de promoção em Mato Grosso. Aqui, a Black Friday serve como uma antecipação das ofertas de fim de ano, sendo uma forma de limpar os estoques para as compras de Natal”, conta o diretor da Fecomércio-MT, Junior Vidotti.

De acordo com a pesquisa do IPF, cerca de 27% dos consumidores mato-grossenses desejam comprar eletrônicos, enquanto outros 23% pretendem renovar o guarda-roupa. Produtos como viagens, materiais de construção e peças automotivas são os menos requisitados.

Já quando ao orçamento destinado para as compras na Black Friday, a média de gasto por consumidores apontado pela pesquisa é de R$ 423,53.

A estudante Giselle Albuquerque é consumidora assídua de promoções em lojas de roupa. Consumidora da Black Friday desde 2019, ela revela que, neste ano, os preços estão compensando para os seus objetivos.

“Estou vendo em lojas que possuem vestidos de mil reais que estão saindo por R$ 200. Eu já comprei sapato, roupa de academia, maquiagem, mas ainda pretendo comprar mais, porque, geralmente, no dia da Black Friday tem mais descontos”, afirma.

Já a publicitária Lorena Duarte tem monitorado os preços de produtos de skincare. Na expectativa, ela diz que espera por descontos maiores.

“Eu ainda não comprei nada. Uma vez eu comprei um produto com mais de 50% de desconto e aí acabei comprando o kit completo, mas nunca mais achei promoções assim”, conta.

A Black Friday será oficialmente no próximo dia 24. No entanto, muitas lojas já fazem campanhas de promoções pelo mês inteiro. A fim de não pagar pela metade do dobro, é recomendado que o consumidor monitore os preços dos produtos desejados para não se deixar levar pela emoção.

(Rdnews)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?