Thiago Silva aciona Ministério Público pelas constantes quedas de energia em Rondonópolis

Thiago Silva aciona Ministério Público pelas constantes quedas de energia em Rondonópolis
Thiago Silva propõe educação financeira nas escolas

Desde que apresentou requerimento e indicação de n.º 4.980/2023 para que a Energisa e o Governo de Mato Grosso tomassem as providências sobre as constantes quedas, oscilações e falta de energia em Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) não obteve uma solução efetiva. Com as queixas por parte da população e prejuízos contínuos, sem medir esforços – ele entrou com duas representações contra a Concessionária, nos Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), nesta sexta-feira (20), para atender à reivindicação, em caráter de urgência.

“Realmente, há meses que os moradores, empresários e comerciantes são afetados com a péssima qualidade no fornecimento de energia. Tem cidadão que fica sem energia por mais de 15 horas. Sem contar o trabalhador que tem prejuízos com a perda de alimentos ou eletrodomésticos danificados devido às quedas e oscilações de energia. Entre outras situações que só geram danos à população. Inadmissível deparamos com esse cenário, na cidade que é considerado o polo econômico da região”, posicionou o parlamentar.

O deputado, que foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa, entregou um relatório final, no dia 9 de novembro de 2022, apontando as condutas irregulares da Concessionária na prestação de serviços no âmbito do Estado, para que assim, fosse regularizada a situação. “Fizemos inúmeras audiências públicas em várias regiões mato-grossenses, dando voz aos consumidores, empresários e, até mesmo, para os representantes da Energisa. O que notamos é que há cerca de um ano que entregamos o relatório, não houve melhorias no fornecimento de energia e a tarifa de consumo só aumenta e a má qualidade dos serviços continua no município”, disse.

O parlamentar defende o fomento da industrialização para diversificar a economia do município, com o objetivo de garantir o progresso e o aumento da geração de empregos diretos e indiretos para a população nos próximos anos, avalia que que o baixo nível no fornecimento de energia pode interferir na manutenção ou instalação de novas empresas na cidade. “A energia atende as necessidades do cidadão e no ramo dos negócios. Sem essa fonte haverá interferências no desenvolvimento social e econômico e fará com que Rondonópolis regrida e não avance”, preocupa o parlamentar

Por considerar a falta de atenção da Concessionária de Energia Elétrica com representantes de instituições e da classe política, Thiago Silva explica que a notificação contra a Energisa é para que apresente um plano de ação para solucionar as frequentes oscilações e quedas de energia na cidade de Rondonópolis e região. Sem contar, a disponibilização de uma Unidade de Estação de Energia Móvel até a construção de uma nova Subestação de Energia para garantir o direito básico quanto ao bem-estar e qualidade de vida da população.

Em Mato Grosso, a distribuição de energia elétrica é um serviço público que é prestado com a concessão da Energisa, regulado junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com fiscalização de competência da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager / MT), por meio de convênio.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?