Seciteci encerra ano com 228 mulheres formadas pelo Programa Mulheres mil
Realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o Programa Mulheres Mil, que promove inclusão social em Mato Grosso através de capacitação profissional, formou 228 alunas ao longo de 2024.
A formação se deu nos cursos de vendedora, assistente administrativa e microempreendedora individual com objetivo de combater desigualdades de gênero, redução da pobreza, elevação da escolaridade e diminuição da violência contra a mulher.
Os cursos foram ofertados pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em oito municípios de Mato Grosso – Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sinop, Primavera do Leste e Rondonópolis.
A coordenadora pedagógica do Mulheres Mil na Seciteci, Bruna Figueiredo, explicou que as formações representam o primeiro ciclo de turmas e foram desenvolvidas como uma porta de entrada ao mundo do empreendedorismo e gestão de negócios.
“A Seciteci trabalha com desenvolvimento tecnológico social alinhado ao desenvolvimento local e regional. Por isso, são necessários projetos que tenham um olhar mais apurado às demandas sociais. A população mato-grossense é composta por vários grupos e, dentre eles, estão mulheres que muitas vezes são as chefes de casa. O Mulheres Mil acaba influenciando na formação destas mulheres e dos seus filhos”, afirmou.
A proposta para o segundo ciclo, previsto para o ano de 2025, será voltada a cursos que possibilitam aprimorar técnicas mais específicas de acordo com a vocação das alunas.
Os certificados estão sendo entregues em solenidades nas cidades onde são organizadas as turmas. Nesta semana, serão realizadas as últimas cerimônias. Nesta quarta-feira (18.12), o evento ocorre em Barra do Garças, e, na quinta (19.12), em Rondonópolis.
Sâmia Souza Pereira foi uma das certificadas do curso de vendedora em Cuiabá. Segundo ela, a nova formação tem ajudado muito no mercado de trabalho. “Foi uma nova experiência para o meu currículo e para mim. Eu aprendi muito”, disse.
O Programa Mulheres Mil é desenvolvido através de uma parceria entre Governo Federal, que fez aporte financeiro na ordem de R$ 1,3 milhão, e Governo do Estado, que, através da Seciteci, fica responsável pela execução e articulação, gestão, fiscalização e criação das turmas.