‘Se tiver caro, é só não ir’: Abilio ironiza fala de Lula ao justificar ausência em encontro com prefeitos em Brasília
![‘Se tiver caro, é só não ir’: Abilio ironiza fala de Lula ao justificar ausência em encontro com prefeitos em Brasília](https://aefnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/abilio-1.jpg)
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), decidiu não comparecer ao Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento promovido pelo governo federal que começou nesta terçafeira (11) e segue até a próxima quinta-feira (13).
Questionado sobre o motivo da não ida, o prefeito justificou sua ausência ironizando uma fala recente do presidente Lula (PT), que sugeriu à população evitar comprar alimentos caros. “Ele falou que, se tivesse caro, era só não ir”, disse Abílio.
Abilio disse que o custo da viagem até Brasília seria um gasto desnecessário para “ficar escutando propaganda de uma mentira”. Segundo ele, o governo Lula não tem oferecido ajuda aos municípios.
“Ele falou que se a reunião tiver cara, é só não ir. É uma reunião cara para gente ir lá e ficar escutando propaganda de uma mentira. Ele não está ajudando os municípios e não está dando suporte. Não vale a pena”, disse em entrevista nesta terça-feira (11).
O Olhar Direto havia adiantado que Abilio Brunini (PL), mais a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e Roberto Dorner (PL), de Sinop (500 km de Cuiabá), confirmaram presença no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que ocorre entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília. Já o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), teria negado o convite.
Promovido pelo governo federal, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas tem o objetivo de estreitar o diálogo entre os gestores municipais e os ministérios, facilitando o acesso a informações essenciais, recursos e ferramentas de gestão.
A programação inclui mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como financiamento de programas federais, enfrentamento de eventos climáticos extremos, segurança pública, transição energética e políticas de integração regional.
A abertura do evento ocorreu nesta terça e contou com a presença do presidente Lula e ministros de Estado. O encontro é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. Esse deverá ser o primeiro encontro dos prefeitos eleitos com o petista.
(Olhar Direto)