Sargento Vidal solicita ao prefeito Emanuel Pinheiro informações sobre a conclusão do Hospital Veterinário
O vereador Sargento Vidal (MDB) usou a tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (2) para cobrar do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), sobre a conclusão das obras do Hospital Veterinário Municipal (HVM) – Complexo Manchinha.
Localizado às margens da Rodovia Palmiro Paes de Barros, o complexo hospitalar contará com uma unidade de saúde que se chamará Salvina dos Santos Vidal, em homenagem à mãe do parlamentar, que faleceu em 2020 vítima de um crime brutal. O espaço será dedicado exclusivamente ao atendimento de animais domésticos de Cuiabá, diferenciando a capital das demais do país pela oferta de serviços.
Em seu discurso, Vidal destacou sua principal luta nos últimos 39 anos em favor dos pets, alimentando, cuidando e resgatando milhares deles ao longo deste período, não apenas na Grande Cuiabá, mas também no interior do Estado.
Previsto para ser concluído em dezembro deste ano sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas (SMOP), os trabalhos em torno do HVM, na avaliação do vereador, estão caminhando em ritmo lento.
“Tenho a causa animal como uma luta de vida, ajudando inúmeros animais, tanto na vida pessoal quanto pública. Estou aqui hoje para lembrar que estamos na reta final desta legislatura e pedir ao prefeito Emanuel Pinheiro que aumente o número de equipes trabalhando no local, pois assim é possível que o Hospital Municipal Veterinário seja entregue até dezembro deste ano. Sabemos que é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado (MPE), que frequentemente enfrenta alguns entraves. No entanto, peço sensibilidade para que essas questões sejam resolvidas e possamos avançar durante os seis meses que nos restam, pois há tempo de entregar à população essa obra de vital importância”, disse Vidal.
Conforme a última atualização divulgada pela Prefeitura de Cuiabá, em março, as atividades estavam concentradas nas etapas de concretagem para a elevação das paredes, com o apoio de 15 trabalhadores.
Vidal destaca que, para concluir o cronograma a tempo, é necessário destravar novamente o TAC, já que os trabalhos estão paralisados. Além disso, aumentar o número de colaboradores na construção do HVM seria outra alternativa. “Vamos colocar mais pessoas lá, pois isso ajudará bastante. Com o número atual, não é suficiente. Vamos buscar uma força-tarefa, reforçando o número de trabalhadores, para que até o dia 20 de dezembro a obra seja concluída. Este é o meu apelo”, finalizou Vidal.
Projeto de Castrações Gratuitas
Desde que assumiu a cadeira na Câmara, especificamente no segundo ano de mandato, Vidal iniciou um projeto independente, com recursos próprios, de Castrações Gratuitas de Cães e Gatos.
Com o objetivo de encontrar soluções para os altos índices de abandono e reprodução em massa dos animais, tem atuado em favor da população de baixa renda que não possui condições de arcar com as despesas médicas desses procedimentos.
A iniciativa, até o momento, já resultou em mais de 2.700 castrações de cães e gatos.
Os dados indicam que o projeto de Vidal evitou o nascimento de mais de 1 milhão de filhotes, considerando que cada cadela ou gata em situação de vulnerabilidade (rua) normalmente reproduz cerca de 8 filhotes, sendo a maioria fêmeas.
“Retirei mais de 1 milhão de filhotes das ruas castrando esses mais de 2.700 animais. Não é uma tarefa para qualquer um, e poucos estão dispostos a fazê-lo. Cada cadela dá três crias por ano, sendo a maioria fêmeas que já entram no cio e ficam grávidas com apenas seis meses de vida, dando cria 56 dias depois. Já a gata dá quatro crias por ano, e as fêmeas com quatro meses de vida entram no cio, engravidam e 56 dias depois também dão cria aos filhotes que seguem a mesma linhagem. A castração é o caminho para avançarmos na causa animal”, concluiu Vidal.
(Nathany Gomes)