Receita Federal libera CONSULTA do 2º lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; veja se você poderá receber

Receita Federal libera CONSULTA do 2º lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; veja se você poderá receber
Como fazer a consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consulta à restituição do Imposto de Renda: como fazê-la? Essa, atualmente, é a dúvida de muitos contribuintes. Afinal de contas, na última semana, a Receita Federal confirmou a liberação das consultas para o segundo lote de restituições. Nessa nova rodada de pagamentos, inúmeros brasileiros poderão receber. Sendo assim, será que as transferências já têm data para acontecer?

A restituição do Imposto de Renda, é importante lembrar, trata-se de um pagamento oferecido pela Receita Federal para os contribuintes que pagaram a mais na declaração de IR ou que, por algum motivo, tiveram o imposto retido na fonte. A cada ano, a Receita adota um calendário pré-determinado para os pagamentos, e em 2023, as restituições começaram a ser direcionadas logo após o período de entrega das declarações. Com isso em mente, veja abaixo como consultar a sua situação!

Quem já recebeu a restituição do Imposto de Renda?

Neste ano, os depósitos da restituição do Imposto de Renda tiveram início no dia 31 de maio, logo após a entrega inicial das declarações. Nesta data, cerca de 4,2 milhões de contribuintes garantiram acesso a mais de R$ 7 bilhões em pagamentos.

Vale citar que os pagamentos do primeiro lote não englobam somente as restituições dos contribuintes que declararam o Imposto de Renda em 2023, mas também os depósitos para os brasileiros que haviam caído na malha fina e que, entre o ano passado e o período atual, conseguiram regularizar a situação junto ao Leão.

Na primeira rodada de depósitos, receberam somente os contribuintes que têm prioridade legal, e os que optaram pela declaração pré-preenchida e os pagamentos via Pix.

Desse modo, se você está em um dos grupos que listamos abaixo, vale a pena acessar o site da Receita e conferir a sua situação:

Idosos acima de 80 anos: 246.013 pessoas;

Idosos entre 60 e 79 anos: 2.464.031 pessoas;

Cidadãos com deficiência física ou mental; ou portadores de doenças graves: 163.859 pessoas;

Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 1.052.002 pessoas;

Indivíduos que não têm prioridade legal, mas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix: 204.020 pessoas.

Astrogildo Aécio Nunes

Posso ajudar?