Propostas fortalecem ações que aproximam o debate político dos jovens cuiabanos

Aproximar o Poder Legislativo cuiabano das futuras gerações, despertando o interesse dos estudantes pela política local, promovendo o conhecimento sobre o funcionamento da Casa de Leis e incentivando a participação cidadã desde a base tem sido o foco da atual legislatura da Câmara de Cuiabá. Na sessão ordinária desta terça-feira (16), os vereadores aprovaram dois projetos de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que instituem o projeto “Câmara Vai à Escola” e “Cuiabaninhos na Câmara”.
O projeto “Câmara vai à Escola” busca contribuir para a formação de jovens mais conscientes e críticos, ao possibilitar que estudantes compreendam o papel dos vereadores, a dinâmica do Poder Legislativo e a importância das instituições democráticas no contexto municipal. A proposta também reforça princípios constitucionais como a transparência, a participação popular e a valorização da educação, sem gerar impacto significativo nas despesas públicas.
Já o “Cuiabinhos na Câmara”, existe na desde 2019, e somente neste ano recebeu mais de 600 alunos, de escolas municipais, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de duas universidades particulares. O projeto prevê ações educativas que possibilitam aos visitantes conhecer, de forma prática, o papel dos vereadores, a dinâmica das sessões e a importância da Câmara na sociedade.
A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), destacou a relevância da iniciativa dos projetos e reforçou o compromisso do Parlamento em promover a discussão sobre a importância da política no regimento de uma sociedade.
“Quero agradecer a todos os vereadores e vereadoras desta Casa pela aprovação dos projetos ‘Câmara Vai à Escola’ e ‘Cuiabaninhos na Câmara’. Essas iniciativas representam um passo muito importante para aproximar o Poder Legislativo da população, especialmente das nossas crianças e jovens. Estamos falando de educação cidadã, de transparência e de formação de uma geração mais consciente, crítica e participativa. Levar a Câmara até as escolas e, ao mesmo tempo, abrir as portas desta Casa para receber estudantes e a comunidade é fortalecer a democracia desde a base. É mostrar, na prática, como funciona o Legislativo, qual é o papel dos vereadores e como cada cidadão pode participar das decisões que impactam a cidade. Seguimos trabalhando para uma Casa mais próxima, acessível e conectada às pessoas. Muito obrigada a todos que contribuíram para que esses projetos se tornassem realidade”, disse Paula.
(Vinicius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá)






