Projeto Verde Novo distribui mudas de plantas durante Encontro de Sustentabilidade no TJMT

Projeto Verde Novo distribui mudas de plantas durante Encontro de Sustentabilidade no TJMT
Divulgação

Em mais uma ação para levar a conscientização ambiental para a população o projeto Verde Novo, por meio do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, do Poder Judiciário de Mato Grosso, realizou na tarde desta quinta-feira (18 de agosto), distribuição de 350 mudas de plantas nativas e frutíferas durante o VIII Encontro de Sustentabilidade, na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá.

O juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes aproveitou a oportunidade e garantiu mudas de ipês rosa, amarelo e branco, jacarandá, goiaba e pitomba para plantar em sua chácara. O magistrado ressaltou a importância da iniciativa. “Essa iniciativa é muito interessante. O Juvam, o juiz Rodrigo Curvo e toda a equipe estão de parabéns, e toda a equipe por esse excelente projeto. Só assim para mostrarmos que nosso Mato Grosso valoriza o plantio, investindo no verde.”

Quem também aproveitou para garantir algumas mudas de plantas foi o servidor do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) Mizael Souza de Almeida. Ele conta que irá plantar em casa os ipês amarelo, branco e roxo. “Estava passando por aqui e vi o Verde Novo. Estou levando as mudas para plantar na frente de casa para refrescar com a sombra, mas também da beleza que o ipê dá, que traz um destaque melhor para casa”.

Jonatan Ajala, também servidor do Dapi vai levar quatro mudas de plantas para a casa do tio e destacou a iniciativa do Juvam. “A nossa cidade está com poucas árvores. Esses dias viajei e quando voltei senti a diferença do calor e da falta que as árvores fazem.

A engenheira floresta do Juvam, Rosiani Carnaíba disse que o Verde Novo está sempre presente em eventos importantes e forma parceiros para levar a conscientização ambiental por onde passa. “Estamos em várias ações durante todo o ano e não seria diferente no Encontro de Sustentabilidade, pois o Verde Novo é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso com foco na educação ambiental. A arborização urbana contribui com a mitigação dos gases de efeito estufa, diminuição de temperatura, filtra os raios solares e a gente consegue fazer com que esses efeitos sejam benéficos ao meio ambiente.

Foram distribuídas mudas como os ipês já mencionados, pata de vaca, tamarindo, goiaba, pitanga, pitomba, entre outros.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?