Primeiras “bat caves” descobertas no Cerrado guardam milhares de morcegos

Primeiras “bat caves” descobertas no Cerrado guardam milhares de morcegos
O Brasil abriga 188 espécies de morcegos, e quatro delas estão atualmente classificadas como ameaçadas de extinção na Lista Nacional: Natalus macrourus, Furipterus horrens, Lonchophylla dekeyseri e Lonchophylla bokermanni. As duas últimas também constam na Lista Vermelha global da IUCN — Foto: Jennifer Barros/ICMBio/Cecav

Imagine entrar em uma caverna onde existem mais de 150 mil morcegos vivendo na escuridão. Um pouco assustador? Talvez. Mas para os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), trata-se de uma descoberta sem precedentes. Bom, pelo menos se considerarmos o contexto do Cerrado brasileiro.

As primeiras bat caves – cavernas habitadas por grandes colônias de morcegos, reunindo até centenas de milhares de animais – do Cerrado foram descobertas nos estados de Tocantins e Goiás. São locais que abrigam grande diversidade de espécies, inclusive algumas em extinção no país.

O trabalho de investigação das bat caves se deu em parceria do Cecav com a Bat Conservation International, instituição que direciona seus esforços na conservação de espécies de morcegos pelo mundo.

Colônias na escuridão

Proteger os morcegos brasileiros também envolve conservar os ecossistemas de cavernas, já que cerca de 45% dos morcegos registrados no país as utilizam como abrigo, segundo comunicado do ICMBio/Cecav.

No estado do Tocantins, duas localidades foram caracterizadas como bat caves: as cavernas Boa Esperança e Casa de Pedra. Na primeira, foi identificada uma colônia com cerca de 10 mil indivíduos, com a presença das espécies Phyllostomus hastatusAnoura geoffroyi e Pteronotus rubiginosus.

Já a Casa de Pedra abriga o que parece ser mais de 157 mil morcegos, uma das maiores colônias já registradas no Brasil. Lá foram encontradas as espécies Pteronotus rubiginosus e Anoura geoffroyi, além de alguns Natalus macrourus, espécie ameaçada de extinção no país.

O Natalus macrourus é uma espécie em extinção no Brasil e foi identificada dentro da Gruta do Jacaré, no estado de Goiás — Foto: Jennifer Barros/ICMBio/Cecav
O Natalus macrourus é uma espécie em extinção no Brasil e foi identificada dentro da Gruta do Jacaré, no estado de Goiás — Foto: Jennifer Barros/ICMBio/Cecav

A Gruta do Jacaré, localizada em Goiás, também apresenta uma bat cave com uma população de mais de 20 mil animais, incluindo espécies ameaçadas. Segundo a bióloga e coordenadora do programa brasileiro da Bat Conservation International, Jennifer Barros, tanto essa caverna quanto a Casa de Pedra podem também ser caracterizadas como hot caves, cavernas com pequenas entradas, pouca circulação de ar e alta densidade de morcegos.

São habitats que possuem temperaturas ambientes constantes durante todo o ano, entre 28 e 40 °C e umidade relativa acima de 90%. Pelas condições, são consideradas cavernas raras e com ecossistemas extremamente frágeis – existem menos de 20 hot caves em todo o território brasileiro.

Importância dos morcegos nos ecossistemas

As colônias descobertas a partir do Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil), sob gestão do ICMBio/Cecav, mostram que ainda há muito para se estudar em relação a cavernas e morcegos no país.

“Descobrir populações tão grandes e significativas, incluindo colônias com espécies ameaçadas de extinção, tem um alto valor conservacionista. Proteger estes abrigos e seus milhares de morcegos ajuda até a garantir qualidade de vida para as populações humanas que vivem perto destas cavernas. Como comem centenas de toneladas de insetos por ano, as populações destas cavernas ajudam até na redução do uso de defensivos agrícolas, gerando economia para produtores rurais”, disse em comunicado Enrico Bernard, biólogo e articulador dessa ação no PAN Cavernas do Brasil.

(Por Fernanda Zibordi)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?