“Por trás de grandes homens existem mulheres gigantes”, diz Avallone sobre Dona Maria de Oliveira

“Por trás de grandes homens existem mulheres gigantes”, diz Avallone sobre Dona Maria de Oliveira
Divulgação/HNT

As despedidas à Maria Benedita de Oliveira, carinhosamente conhecida como Dona Maria, continuam tomando conta de Mato Grosso. Mãe do ex-governador Dante de Oliveira, Maria Benedita faleceu aos 104 anos, nesta segunda-feira (12).

O deputado Carlos Avallone, presidente do PSDB em Mato Grosso, onde Dante fez história, se referiu à Dona Maria como uma “mulher rara” e exemplo de “força silenciosa”.

O parlamentar relembrou que Maria Benedita enfrentou a perda de três filhos, incluindo Dante, com resiliência, fé e dignidade.

“Mesmo marcada por perdas irreparáveis, Dona Maria Benedita nunca deixou que a dor definisse quem ela era”, escreveu.

“Sua trajetória é a prova de que a verdadeira força não está na ausência do sofrimento, mas na capacidade de seguir em frente sem perder a ternura, o amor e o compromisso com o bem”, completou.

Escreveu ainda que a história de Dante, o “pai das Diretas”, e sua luta pela democracia carregam os valores herdados da mãe.

“Por trás de grandes homens quase sempre existem mulheres gigantes — e Dona Maria Benedita foi uma delas”.

Também prestaram homenagens outras lideranças políticas como o deputado estadual Wilson Santos (PSD); Juca do Guaraná Filho (MDB); Beto Dois a Um (UB), o deputado federal Juarez Costa (MDB); Coronel Fernanda (PL); o vice-governador de Mato Grosso; Otaviano Pivetta (Republicanos); o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (UB); o senador Jayme Campos (UB); o ex-prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) e o ex-prefeito e ex-primeira-dama de Cuiabá, Emanuel (PSD) e Márcia Pinheiro (PV). O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD) também estenderam homenagens.

Anteriormente, outras personalidades já tinham manifestado pesar.

Em nota, a prefeitura da Capital, em nome do prefeito Abilio Brunini (PL) e da primeira-dama e vereadora Samantha Iris (PL), relembrou o legado de Maria Benedita como uma mulher de fé, dedicação à família e compromisso com a cidadania.

“Seu legado ultrapassa laços familiares e se confunde com a própria história de Cuiabá, cidade onde viveu, se tornou uma figura querida e respeitada”, diz trecho.

O governador Mauro Mendes (UB) e a primeira-dama Virgínia Mendes também manifestaram sua solidariedade, deixando seus sentimentos à família enlutada.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), publicou no Instagram: “que a memória de Dona Maria Benedita siga viva no coração de todos que foram tocados por sua presença”.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso também emitiu pronunciamento institucional lamentando a morte. O primeiro-secretário, deputado Dr. João, finalizou o texto: “tenho certeza que será recebida pelo filho no céu”.

Os detalhes acerca das cerimônias fúnebres ainda não foram repassados pela família.

(HNT)

Atos & Fatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?