Por que é bom colocar uma folha de louro no papel higiênico?
Um dos principais itens de uma lista de compras é o papel higiênico. Ele é um tipo de papel fino e absorvente, que se desmancha em contato com a água, utilizado para uso sanitário e higiene pessoal. E é realmente difícil imaginar como as pessoas viviam sem o produto. Até porque, grande parte das pessoas o usa a cada ida ao banheiro.
Contudo, o papel higiênico foi inventado relativamente há pouco tempo. Por isso que, antes disso, as pessoas de cada época tinham uma forma de garantir sua higiene. Felizmente, hoje em dia já temos essa invenção ao nosso dispor.
Entretanto, mesmo a maneira de usar o papel sendo uma coisa quase que instintiva, existem coisas que se podem fazer com ele que nem todas as pessoas sabem. Por exemplo, colocar uma folha de louro nele.
Folha de louro
Pode parecer estranho um ingrediente tão comum na cozinha também ter sua serventia no banheiro. Mas a folha de louro tem outros usos que nem todos sabem. Como repelir insetos, aliviar os músculos doloridos e também podem ajudar a pegar no sono se colocada embaixo do travesseiro.
Agora com relação a ele no papel higiênico, pode não parecer, mas é um casamento perfeito. Até porque, o banheiro pode ser um local com vários odores não muito agradáveis e persistentes mesmo depois de qualquer tentativa de haromatizante. É nesse ponto que a folha de louro vem salvar o dia.
Por mais simples que a folha seja, ela tem o poder de deixar o banheiro com um cheiro de fresco e limpo e sem nenhuma fragrância sintética ou produtos químicos. Para isso, basta colocar uma ou duas folhas de louro escondidas no tubo do papel higiênico que o aroma natural e suave irá transformar o banheiro. E é importante lembrar que a folha tem que ser substituída junto com o rolo do papel higiênico.
Papel higiênico
A folha de louro dentro do rolo pode deixar o banheiro com um cheiro bom, mas para que lado a ponto do papel higiênico é colocada? Para cima ou para baixo? A questão é tão debatida que a empresa de design de Londres, Bathroom Origins, fez um estudo sobre. De acordo com ele, no Reino Unido, metade das pessoas se irrita quando vê a ponta do papel higiênico por baixo. Contudo, 42% acreditam que colocá-la por cima é errado.
O estudo foi feito com 300 pessoas e também mostrou que, desses 42% que preferem a ponta por baixo do rolo, 52% eram mulheres e 48% homens. E será que realmente existe uma forma correta?
Com isso em mente, a empresa procurou a patente original do papel higiênico criada por Seth Wheeler em 1883. O criador do produto foi categórico em dizer que a forma certa de usar era com a ponta por cima do rolo.
Wheeler não foi o inventor do papel higiênico. Até porque, desde o século VI na China as pessoas já usavam papel para se limpar. Foi no século XIV que a produção em massa dele para essa finalidade começou a se feita. Contudo, só depois de mais de 400 anos é que Wheeler teve a ideia de colocá-lo em um rolo.
Mas a forma correta de colocar o rolo de papel higiênico não é vista somente na patente de Wheeler. De acordo com o Daily Mail, um estudo feito em 2011 pela Universidade do Colorado encontrou 19 tipos de bactérias nas mais variadas superfícies dos banheiros, inclusive no suporte do rolo do papel higiênico e nas paredes perto dele.
De acordo com Sofia Charalambous, cofundadora da Bathroom Origins, por isso que quando a pessoa tem que encostar a mão na parede para tirar o papel, aumenta o risco dela ter um contato com as bactérias e vírus.
“Se você tem a infelicidade de ir ao banheiro depois de alguém que tem Covid-19, e o papel higiênico está com a ponta para baixo, aumentam as chances de entrar em contato com o vírus”, disse ela.
Mesmo assim, o Daily Mail pontua que existem outras opiniões a respeito de como o rolo de papel higiênico deve ficar. No caso da ponta ficar para baixo, o ponto principal é a estética. Contudo, algumas pessoas dizem que com a ponta por baixo as pessoas puxam menos papel, o que acaba ajudando o meio ambiente.