Poços artesianos viabilizados por Botelho mudam a vida de 1600 famílias no entorno da Capital

Poços artesianos viabilizados por Botelho mudam a vida de 1600 famílias no entorno da Capital
Água potável melhora a qualidade de vida dos pequenos produtores do Barreirinho, Rio dos Médicos e mais 23 áreas rurais de Cuiabá - Foto: Divulgação

O poço artesiano é uma das principais demandas produtivas da agricultura familiar, pois garante a produção de alimentos e irrigação das lavouras. Frente a tantos pedidos, a parceria com governo estadual e a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), permitiu que o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União Brasil) destinasse emenda parlamentar para levar água potável aos moradores de 25 comunidades rurais localizadas no entorno de Cuiabá.

No Barreirinho, Sueli Maria Campos, 46 anos, cinco filhos e 12 netos, sofreu anos andando mais de quatro quilômetros com “um tambor de 50 litros de água no carinho de mão”. Hoje, com o poço no quintal, a dificuldade para dar banho nos netos ficou no passado. “É uma felicidade ver as crianças no chuveiro”, conta, e ainda mostra orgulhosa a produção de abobrinha, quiabo, cebolinha e os pés de laranja ao redor de casa. Assim como a Sueli, outros 25 lares do Barreirinho agora têm água.

“É o fim de mais de 30 anos de sofrimento”, definiu o vice-presidente da Central de Associações Rurais de Cuiabá (CAR), Almindo Reis de Oliveira, popular ‘Nezinho’. As aquisições de Botelho em parceria com o Estado trazem, segundo ele, famílias de volta ao sítio. “Além de cultivar o próprio alimento, agora é possível se tornar empreendedor rural”, reforça o representante de 17 comunidades rurais da baixada cuiabana.

Comunidades beneficiadas:

Distrito da Guia, Associação Bela Vista I e II, Terra Prometida, Associação Vale Verde, Monte Sinai, Mineira-Aguaçu, Marcolana- Aguaçu I e II, Associação de Moradores Rurais do Gamaliel I e II, Ecovila- Amor de Cristo, São Jerônimo I e III, Rio dos Couros, Aricazinho, Barreirinho, Raizama, Fazenda Velha-Água Limpa, 21 de abril, Cinturão Verde, Rio dos Médicos I e II, Terra Vermelha e Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Nova Conquista.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?