Piso misterioso feito com ossos é encontrado no centro de cidade holandesa
Durante os trabalhos de restauração de um prédio histórico no centro de Alkmaar, na Holanda, arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente: vestígios de um antigo piso de azulejos complementados por um pavimento composto por ossos bovinos.
O achado, divulgado pela prefeitura de Alkmaar na última sexta-feira (13), simboliza a primeira ocorrência desse tipo registrada no norte do país. A estrutura pode representar uma gambiarra utilizada na época.
Os ossos descobertos, todos metacarpos e metatarsos de bois — estruturas localizadas nos pés dos animais —, foram organizados em um padrão específico. Alguns foram posicionados com o topo voltado para cima, enquanto outros tinham os lados planos e serrados voltados para cima. Além disso, todos foram cortados na mesma altura, garantindo uma superfície nivelada e uniforme.
Esse tipo de pavimentação já foi identificado em outras cidades do sul da Holanda, onde também era combinado com pisos de cerâmica. “Ficamos muito felizes em ter a chance de ver este piso de ossos com nossos próprios olhos”, disse Nancy de Jong, uma das arqueólogas que trabalhou no projeto, em comunicado. “Toda vez, continua sendo um privilégio descobrir algo de uma era passada e adicionar novas informações à história de Alkmaar.”
Ainda não é possível determinar com exatidão a data de instalação desse piso. Embora esse estilo de pavimentação esteja frequentemente associado a construções do século 15, a casa que ocupa o local foi edificada por volta de 1609. Isso sugere que o edifício pode ter sido construído sobre o piso. Além disso, os azulejos apresentam um desgaste considerável, causado tanto pela construção quanto pelo uso prolongado e intenso ao longo do tempo.
“Descobrir este piso é incrivelmente interessante. Congratulo-me, portanto, com o fato de nossos arqueólogos terem regularmente a oportunidade de analisar projetos e de as empresas e os residentes saberem onde encontrá-los quando são necessários”, conta Anjo Van de Ven, conselheiro de patrimônio local. “Ainda existem muitas histórias escondidas esperando que nossa equipe de arqueólogos as encontre. Sempre fico animado quando eles me ligam com uma atualização sobre uma descoberta. Que coisas legais eles descobriram agora?”
Outro mistério ainda não resolvido é a razão pela qual os ossos foram incorporados ao piso. Os arqueólogos levantam a hipótese de que o pavimento poderia ter uma função simbólica, talvez até religiosa. Por outro lado, também é provável que os ossos tenham sido utilizados como uma solução improvisada e econômica para preencher as lacunas entre os ladrilhos.
O piso passará por uma análise mais aprofundada para investigar se é possível identificar sua extensão original e se os ossos podem fornecer pistas sobre o uso desse pavimento. Além disso, os pesquisadores querem encontrar outros exemplos semelhantes desse tipo de piso.
(Por Redação Galileu)