Petista afirma que Stopa pode ser nome do grupo: “PT não vai atropelar ninguém”

Petista afirma que Stopa pode ser nome do grupo: “PT não vai atropelar ninguém”
Divulgação

Na avaliação da professora Rosa Neide (PT), ex-deputada federal e atual diretora da ompanhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Partido dos Trabalhadores deverácaminhar junto ao Partido Verde (PV) que tem o atual vice prefeito José Roberto Stopa, aliado doprefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e interessado em ser o cabeça de chapa do grupo para a Prefeitura de Cuiabá, mesmo que desagrade alguns petistas. Isto porque o Partido dos Trabalhados integra a Federação Brasil da Esperança ao lado do PV e do PC do B.

Por isso, uma decisão sobre quem será candidato do grupo ao Palácio Alencastro nas eleições de 2024, poderá deverá ser feita em consenso entre lideranças dos três partidos. A petista explicou que, por fazer parte de uma legenda que compõe a federação, Stopa tem legitimidade para colocar seu nome à disposição ao pleito do ano que vem. Porém, dentro do PT existem
alguns grupos que defendem o deputado Lúdio Cabral e outros que apostam todas as fichas em Rosa Neide para encabeçar a chapa para a Prefeitura de Cuiabá.

Em entrevista à rádio Capital FM de quarta-feira (19), a ex-deputada que foi a mais votada no pleito de 2022, mas não garantiu sua cadeira porque a coligação não fez o número de votos suficientes, comentou sobre a situação. “Avalio que essa questão a gente tem que discutir na Federação.

Não temos outra alternativa. É como se fosse um casamento sem possibilidade de divórcio. PT, PV e PC do B vão caminhar juntos para a próxima eleição. Está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é uma federação e nós trabalhamos na unidade. Atualmente, Stopa é filiado ao PV e ele quer disputar o espaço dele”, disse Rosa Neide.

Ela ressaltou que o atual vice-prefeito de Cuiabá tem toda a liberdade de disputar e vai apresentar a proposta dele e fazer a discussão com lideranças do PT, deixando claro que ninguém pode impedir. “Emanuel Pinheiro não disputa mais e se Stopa quer representar esse legado, ele vai ter essa liberdade de apresentar um projeto e a nossa Federação que vai escolher qual projeto será apresentado a Cuiabá. Não tem ligação com A ou com B”, explicou.
Rosa Neide também deseja ser candidata à prefeitura de Cuiabá e já colocou seu nome à disposição. Na visão da diretora da Conab, chegou a hora da capital mato-grossense ser administrada por uma mulher. “Coloquei meu nome à disposição por ser mulher porque Cuiabá já teve vice-prefeita, mas ainda não teve prefeita. Eu sou uma pessoa muito determinada, mas respeitarei a decisão da federação tranquilamente”, explicou.

Apesar do desejo do Partido dos Trabalhadores em ter candidato próprio, alinhado aos interesses do presidente Lula, Rosa Neide reforçou que os partidos não irão se digladiar caso a federação optar por um outro nome que faça parte das outras duas agremiações que não sejam o Partido dos Trabalhadores. “O PT é o maior partido, tem mais cadeiras de decisão, mas o PT não vai atropelar ninguém, não é da nossa orientação política. A presidenta do diretório nacional do PT, Gleisi Hoffmann, esteve em Cuiabá no último mês e fez reuniões com a ederação envolvendo PT, PV e PC do B e pediu que o PT apresentasse o candidato do partido até novembro deste ano.

O projeto será alinhado ao do Governo Federal para a prefeitura da capital”, disse. Diferente de seu correligionário, Lúdio Cabral, que não quer uma aliança com o atual prefeito Emanuel Pinheiro, Neide sinaliza ser mais “maleável” e declarou que se a federação optar por Stopa, ela deverá apoiá-lo. Cabral também é um dos postulantes ao Alencastro e aparece em terceiro lugar nas intenções de voto dos cuiabanos, em uma pesquisa conduzida pelo instituto MT Dados, neste mês.

“Legalmente, eu seria irresponsável em dizer que não vou ouvir Stopa, PC do B porque esses partidos formam a federação, que elegeram o presidente Lula, esse alinhamento nacional vai chegar e precisamos ter humildade de fazer as conversas e depois se aliar fortemente com a população. Quem estiver pela Federação e com a candidatura resolvida, estarei junto. Se for o meu [nome]

(Folha Max)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?