Pesquisas do Laboratório Central do Estado são apresentadas no maior evento de medicina tropical do mundo

Pesquisas do Laboratório Central do Estado são apresentadas no maior evento de medicina tropical do mundo
O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e contou com a participação de técnicos e especialistas do Brasil e do mundo - Crédito - SES-MT

Servidores do Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT) apresentaram 11 trabalhos no maior evento multidisciplinar de medicina tropical da américa latina, o Medtrop 2023, realizado entre os dias 10 e 13 de setembro em Salvador (BA). O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e contou com a participação de técnicos e especialistas do Brasil e do mundo.

Os trabalhos apresentados pelo Lacen-MT englobam as áreas de Vigilância Laboratorial e Inovação Tecnológica. Na oportunidade, a equipe de Mato Grosso também fez visita técnica ao Lacen da Bahia, para conhecer as instalações da unidade e trocar experiências sobre o trabalho ofertado.

Para a diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira, o evento e a visita possibilitarão o aprimoramento dos serviços prestados pelo laboratório.

“Foram dias de intenso aprendizado e troca de experiências com diversos profissionais de outras instituições, que possibilitarão um diferencial na rotina de trabalho do laboratório. O Lacen-MT está em constante busca por melhorias e tem realizado diversas ações que vão desde aquisições de equipamentos e insumos de ponta, até qualificação dos nossos profissionais”, avaliou.

Durante o evento, foram apresentados trabalhos sobre infecção por vírus sincicial respiratório em crianças em Mato Grosso; implantação de núcleo resposta rápida laboratorial; perfil epidemiológico dos arbovírus em Mato Grosso na perspectiva da vigilância laboratorial; Covid-19 em Mato Grosso e o perfil dos casos de crianças notificadas com suspeita de monkeypox no Estado.

A equipe do Lacen-MT ainda apresentou estudos sobre o perfil epidemiológico de monkeypox em Mato Grosso, e ainda: a caracterização e relevância epidemiológica dos riscos biológicos aerossol em filtros de ar condicionado de automóveis leves e pesados: uma questão ambiental e de saúde pública; vigilância Genômica de Arbovírus em um estado da região amazônica; influenza em Mato Grosso: uma abordagem de Vigilância Genômica, além do trabalho sobre sequenciamento do  Sars-Cov-2 e vigilância epidemiológica.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?