Perigo! 6 coisas que fazem o seu CARREGADOR SUPERAQUECER e colocam a segurança em risco
É certo que é difícil encontrar quem hoje em dia não tenha um celular mais moderno, um smartphone. Mas, será que todos cuidam bem dos seus aparelhos? E dos seus carregadores. É importante ressaltar que este cuidado é fundamental. Portanto, separamos alguns fatores que fazem o seu carregador superaquecer e que, portanto, você deve evitar ao máximo!
O cuidado com o carregador é fundamental para fazer com que a bateria tenha uma vida útil maior do que a de costume. Mesmo a bateria sendo feita de íons de lítio, ela precisa destes cuidados. Desta forma, vem conhecer seis formas para otimizar o carregamento do seu aparelho.
Confira quais os fatores que fazem o seu carregador superaquecer
O primeiro passo, que é fundamental, é ter cuidado com os carregadores falsos ou que sejam de má qualidade. Embora sejam mais caros, busque apenas utilizar os carregadores originais. É melhor gastar com este item do que ter um problema mais sério com o seu aparelho depois.
Os carregadores originais fornecem a quantidade de corrente elétrica desejada para o seu celular, já que cada um possui um perfil de carga específico. Os falsos não são capazes de identificar estes cenários e, portanto, fazem com que a bateria seja prejudicada e tenha a vida útil reduzida.
Outro hábito a ser deixado para traz é o de deixar o seu celular carregando em espaços que sejam inadequados. Portanto, não o coloque em superfícies como roupas, travesseiros, colchões, etc. Isso afeta diretamente na saúde da bateria e provoca um superaquecimento, o que não é recomendado.
O usuário ainda deve evitar cobrir o carregador. Não é apenas a bateria que esquenta, mas o carregador também. Se você deixá-lo coberto, o calor pode se dissipar e, consequentemente, prejudicar o aparelho. Além disso, ainda há a possibilidade de haver incêndio. Portanto, tenha todo o cuidado!
Há outras três situações que devem ser evitadas; fiquem atentos!
Como o calor é um dos principais inimigos dos carregadores e dos celulares, as altas temperaturas também prejudicam estes itens. Não adianta de nada seguir todas as dicas se o ambiente estiver muito quente. Desta forma, escolha um local que esteja mais ventilado, que não haja fonte de calor próxima. O ideal é evitar carregar o celular perto de computadores e videogames, por exemplo.
Não custa nada lembrar que utilizar o dispositivo enquanto o aparelho está carregando também é fundamental. Além de haver o risco para o usuário, ainda há a possibilidade de ocorrer o aumento da temperatura. Embora seja uma prática comum, o melhor a fazer é deixá-la de lado o quanto antes.
Por fim, o usuário deve evitar deixar o celular conectado mesmo depois do carregamento. Quando perceber que o seu celular já carregou o suficiente, desconecte-o da tomada logo em seguida. A longo prazo, este hábito prejudica – e muito – a vida útil da bateria.