Mauro compara bloqueio a atos antidemocráticos e provoca deputados a “votarem com coragem”

Mauro compara bloqueio a atos antidemocráticos e provoca deputados a “votarem com coragem”
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou a manifestação de pescadores contra o projeto de lei “Transporte Zero”, que bloqueia a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) a caminho de Santo Antônio de Leverger (33 km de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (27). O chefe do Paiaguás avaliou como negativo o protesto, por gerar prejuízos aos motoristas e comparou a paralisação da via aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro contra os resultados das eleições presidenciais. Mendes ainda disse que os deputados devem votar com “coragem” e “olhando para o futuro”, pois o texto garante a preservação das espéceis de peixes.

“Manifestar é natural, todo mundo pode manifestar suas opiniões e desejos. Agora, bloquear o direito de outros isso é inadmissível no Estado de Direito. Se todo mundo que contrariar quiser tolir, bloquear uma rodovia, isso não pode. Veja o que já aconteceu no Brasil e a determinação sempre será, não importa quem seja, ir lá dialogar, em primeiro momento, mas o Estado não pode tolerar esse tipo de coisa”, declarou o chefe do Executivo, durante cerimônia no Teatro Zulmira Canavarros, na Capital.

A segunda votação do PL da pesca será realizada na sessão ordinária desta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa (ALMT). A texto-base da matéria que regula a comercialização e o transporte do pescado em Mato Grosso nos próximos cinco anos passou por diversas mudanças ao chegar ao plenário. O governador disse acreditar ser essencial a aprovação da pauta e afirmou que os parlamentares precisam ter coragem ao votar.

“Não estou no controle disso, quem está no controle disso chama-se Assembleia Legislativa e as decisões têm que ser tomadas olhando para o futuro, e não para alguns que estão descontentes. Se fosse assim, o Estado ainda estaria quebrado. Todas as medidas importantes que tomamos em 2019 e que levaram à recuperação econômica do Estado geraram protestos na época. O parlamentar tem que ter a capacidade e a coragem de tomar a decisão olhando para o presente e futuro”, falou Mendes.

Segundo Mauro, o Transporte Zero é o mecanismo necessário para assegurar a manutenção das espécies de peixes às futuras gerações.

“A palavra está com a Assembleia Legislativa. O governo fez aquilo que ele achava correto. O peixe está acabando no rio e não tem um cidadão em Mato Grosso que não tenha consciência disso. Se querem pescar até acabar, então, ‘ok’, pode pescar até acabar. Como tantos animais que foram extintos, os peixes podem ser também. A palavra está com a Assembleia Legislativa e minha expectativa é que o debate seja feito aqui e, óbvio, se o governo envia um projeto, a expectativa é que seja sempre aprovado”, finalizou Mendes.

Fonte: HNT

Astrogildo Aécio Nunes

Posso ajudar?