Lúdio convoca secretário de Educação para esclarecer portaria que aumenta carga de trabalho nas escolas

Lúdio convoca secretário de Educação para esclarecer portaria que aumenta carga de trabalho nas escolas
Texto passou por primeira votação nesta quarta-feira e segue para segunda apreciação na ALMT - Crédito da foto: JL Siqueira/ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) convocou o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, para prestar esclarecimentos sobre a portaria que altera os parâmetros para diversas funções nas escolas estaduais, aumentando a carga de trabalho de milhares de profissionais em diversos cargos. A convocação está prevista para a próxima quarta-feira (13), antes da sessão ordinária. Além de convocar o secretário, o requerimento também prevê convite ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e aos representantes de cada categoria afetada.

“A portaria traz uma série de injustiças aos profissionais da educação. Queremos que o secretário esclareça todos os pontos problemáticos e altere o que for necessário. Está claro que a Seduc quer reduzir custos às custas de sacrifício dos funcionários”, disse Ludio.

O parlamentar citou mudanças que aumentaram a carga de trabalho de diversos cargos, previstas na Portaria N° 1.138/2024/GS/SEDUC/MT, que dispõe sobre o processo de seleção e atribuição para cargos e funções dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino para 2025.

“A portaria estabelece parâmetros desumanos para uma série de profissões: uma merendeira cozinhar, servir e limpar utensílios de cozinha para cada 250 alunos; um profissional de limpeza para cada 600 metros quadrados; um secretário escolar e técnico administrativo escolar para cada 600 alunos, inviabilizando o técnico especializado em bibliotecas e salas de multimeios; vigilantes estão sendo retirados do trabalho noturno e colocados no período diurno com desvio de função para fazer o papel de agente de pátio”, apontou Lúdio.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?