Kalil cria coordenadoria da pessoa com deficiência e anuncia Novo Cridac
Em uma clara demonstração do respeito para com toda a população, principalmente aquela composta por portadores de necessidades especiais, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, presidiu à abertura da Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência assinando o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que encaminha a apreciação dos vereadores a criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e anunciou a conclusão do projeto do novo Centro Especializado de Reabilitação – CRIDAC, já aprovado pela Vigilância Sanitária e que será agora licitado para ainda em 2024 ser entregue a população.
“Será igual as demais unidades de Saúde que já entregamos em nossa gestão. Funcional, eficiência, com pessoal especializado, com equipamentos de última geração e principalmente que assegure dignidade as pessoas que buscam um tratamento de saúde por terem alguma limitação, alguma deficiência”, frisou o prefeito para centenas de pessoas que participaram do evento realizado no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos, o Fiotão.
A futura Coordenadoria da Pessoa com Deficiência pautará todas as demandas desse público em especial e suas necessidades mais prementes.
“A minha administração está se pautando desde o início, no diálogo, no entendimento, em busca de resolver os compromissos e fazer aquilo que está ao nosso alcance. Temos desenvolvido políticas públicas em todas as áreas, em especial, na Saúde, Educação e Assistência Social, e temos avançado muito nestes setores. Reconhecemos que ainda temos falhas, a exemplo da mobilidade urbana para os detentores de dificuldades, porém essa não é uma questão só de Várzea Grande, mas de todos os municípios brasileiros. O que podemos afirmar é que estamos fazendo de tudo para diminuir as demandas, nas questões envolvendo o transporte coletivo, as nossas obras com acessibilidade e no atendimento do serviço público”, destacou o prefeito.
Quanto à realização da Semana Descentralizada de Luta pela à Pessoa com Deficiência, o prefeito disse que se sente honrado, pelo município de Várzea Grande ter sido escolhido para sediar esse importante evento. “Teremos até sábado muitas atividades a serem desenvolvidas e tenho certeza de que todos que estão participando dessa ação terão a sua demanda solucionada.
A concorrida solenidade contou com a participação de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais, como a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal, Gisela Simona, os secretários de Estado, Gilberto Figueiredo (Saúde) e Grasielle Paes Silva Bugalho (Assistência Social e Cidadania), além de secretários municipais e vereadores.
A primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, ressaltou que como membro do Ministério Público sempre é procurada em defesa daqueles que tem limitações ou dificuldades e fica muito feliz em ver que a Prefeitura de Várzea Grande tem procurado e atuado de forma exaustiva na busca de solucionar problemas das pessoas com deficiência.
“Políticas e decisões como essa, tornam os diferentes, iguais perante o Poder Público e suas políticas e isto nos deixa mais feliz”, frisou Kika Dorilêo Baracat.