Juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto é empossado como membro da Academia Mato-grossense de Letras
Na noite dessa segunda-feira (07), o juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto foi empossado pela Academia Mato-Grossense de Letras (AML), em cerimônia realizada na Casa Barão de Melgaço, localizada na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico de Cuiabá.
O magistrado, que é titular da Primeira Turma Recursal e apresentador do programa “Magistratura e Sociedade”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, integra agora a cadeira de número 7 na AML, cujo patrono é o cônego José da Silva Guimarães e último ocupante Ivens Cuiabano Scaff.
Para o juiz Gonçalo Antunes, ser o novo membro da AML é a realização de um sonho antigo. “É um sentimento muito gostoso, que acalenta um sonho de muitos anos. Desde a minha juventude, eu penso em compartilhar dessa alegria de compor a Academia Mato-grossense de Letras ao lado de valorosos acadêmicos que aqui já passaram e que aqui estão. Então, é um sentimento bastante profundo e exige também muita responsabilidade e muita reflexão”, enfatizou o empossado.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e figuras ilustres da sociedade cuiabana e mato-grossense, além dos membros da academia de letras que receberam com muita alegria o novo empossado.
“Essa alegria é para além da academia, é um espírito de renovação e cuiabanidade. Estava na hora de recebermos alguém tão múltiplo quanto ele, que está nas redes, está na filosofia e nos órgãos de imprensa. Ele tem uma metonímia com a cidade! E nós celebramos a chegada dele, trazendo o nosso melhor para acolhê-lo. É uma honra, é uma alegria e a Academia está enriquecida com a chegada dele”, ressaltou a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Luciene Carvalho.
Um dos 40 membros da Academia Mato-grossense de Letras é o juiz Wanderlei José dos Reis, titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis. Segundo ele, a AML e a sociedade mato-grossense ganha com a chegada do seu colega de profissão, o Dr. Gonçalo Antunes.
“Eu costumo dizer que os membros da AML são cultores do belo. Eles têm um compromisso com a sociedade, um compromisso com a cultura e com o conhecimento. Eles são os difusores vivos do conhecimento à sociedade. Isso gera uma perpetuação do conhecimento. E a academia nesta noite está em festa, porque ingressa em seus quadros, o juiz, o colega, Gonçalo Antunes de Barros Neto. É um escritor, filósofo, pensador, articulista, e também um cultor do belo. A AML está em festa! Ganha a academia e ganha a sociedade mato-grossense com o ingresso do Dr. Gonçalo”, pontuou o juiz Wanderlei.
Gonçalo Antunes de Barros Neto é filósofo e professor de filosofia da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). Ex-professor concursado e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Academia Mato-Grossense de Magistrados e da Academia Mato-Grossense de Direito Constitucional, além de membro da Academia de Artes, Ciência e Letras do Brasil (ACILBRAS).
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto horizontal colorida do juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto levantando o quadro do seu diploma de novo membro da Academia Mato-Grossense de Letras. Do lado esquerdo da foto está a presidente da AML, Luciene Carvalho. Do lado direito, está a esposa do empossado, a defensora pública Rosana Leite, e ao fundo da foto estão os membros da academia, todos aplaudindo.
Luana Daubian
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT)