Juiz condena cinco membros do CV por tortura de adolescente de 15 anos em Nova Mutum

Juiz condena cinco membros do CV por tortura de adolescente de 15 anos em Nova Mutum
Reprodução

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal, condenou cinco membros do Comando Vermelho acusados de torturar um adolescente de 15 anos no município de Nova Mutum (239 km de Cuiabá). O caso aconteceu em setembro de 2020.

De acordo com o interrogatório da vítima, a punição foi aplicada pela facção criminosa em razão de ela ter roubado um aparelho celular fora dos parâmetros permitidos pela facção criminosa. O ‘salve’, como é chamado o ‘corretivo’ da organização, foi aplicado durante a noite, quando o adolescente foi agredido com um cabo de vassoura nas costas e costelas.

Os réus teriam ainda registrado a sessão de tortura em vídeo. De acordo com a vítima, as agressões foram patrocinadas por Wemerson Cruz Martins, conhecido como ‘Mulçumano’, enquanto os demais registravam e assistiam a tortura.

“A presença de faccionados, simpatizantes e colaboradores do crime faz parte do próprio ato disciplinar denominado “salve”, porquanto servir este como uma forma de fomentar ainda mais o temor à organização criminosa, denotando, com tal ato punitivo, seu bélico poder paralelo, sendo a propagação dos vídeos das sessões torturas uma verdadeira apologia ao crime. O Ministério Público também acusava o grupo de ter praticado roubo contra o menor de idade, mas desse crime os cinco faccionados foram absolvidos”, pontuou o juiz na sentença.

O grupo foi denunciado ainda pela prática de roubo contra o adolescente, mas o juiz absolveu os réus com relação a esse crime.

(HNT)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?