Indiano memoriza 14 mil números em sequência e quebra recorde de brasileiro

Indiano memoriza 14 mil números em sequência e quebra recorde de brasileiro
Novo recordista foi vendado para garantir que não 'colaria' enquanto recitava os números de cabeça para bater recorde — Foto: Guinness World Records

Decorar um número de telefone não é tarefa difícil. Mas o que você acha de tentar decorar 500 deles? Se cada um tiver 10 dígitos, serão 5 mil dígitos memorizados. Tudo isso é pouco para o novo recordista do Guinness World Records: ele acaba de quebrar o recorde mundial de memorização de casas decimais do número de Euler — uma constante usada na matemática. O novo recordista recitou 14 mil dígitos da sequência, sem errar nenhum, em 49 minutos.

O autor do feito foi o indiano Deepu V., que alcançou a marca ainda em novembro de 2023. Antes dele, o detentor do recorde era um brasileiro. Em 2022, Maike Anthony dos Santos Silva, de Minas Gerais, entrou para o Guinness ao recitar 10.122 casas decimais do número de Euler em duas horas e 20 minutos.

Assim como o número Pi, o número de Euler é irracional e, portanto, tem infinitas casas decimais. Sua sequência começa com 2,71828 e, para bater o recorde, é preciso que o candidato recite o maior número de dígitos possível na ordem correta.

Para a tentativa de quebra de recorde, Deepu V. foi vendado e teve suas orelhas checadas para garantir que não conseguiria “colar”. Fazer qualquer pausa de mais de 15 segundos enquanto recitava a sequência numérica o desqualificaria da tentativa.

Em relato ao site do Guinness, o recordista explicou como se preparou durante quatro meses para bater o recorde, usando um método “tabular” de memorização. O exercício consiste em uma tabela de 10 colunas e 20 linhas. Em cada coluna, ele adicionou cinco dígitos, fazendo com que em cada linha tivesse 50 números. “Com 20 linhas em uma página, haverá um total de mil dígitos. Da mesma forma, em 14 páginas, consegui incluir 14 mil dígitos”, relatou.

De segunda a quinta, ele recitava 250 números por dia. Os outros três dias da semana eram usados para consolidar a informação na memória. Gravações de si próprio recitando os números o ajudaram a observar os erros que cometia no processo.

O mais novo recordista do Guinness também detém um recorde indiano, quando recitou 2 mil dígitos da sequência do número Pi em tempo recorde. Haja espaço livre no HD pra tanto número.

(Redação Galileu)

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?