Faltando 20 dias para as eleições, metade dos cuiabanos não escolheu candidatos ao Legislativo
Se as eleições para escolha dos 27 vereadores de Cuiabá fossem hoje, cerca de 180 mil eleitores ainda não saberiam em quem votar. Os números impressionantes foram consolidados pela mais recente pesquisa da Percent, publicada em absoluta primeira mão pela TV Cuiabá e Portal O Documento nesta segunda-feira (16).
Entre os entrevistados que responderam à pergunta espontânea, o atual vereador, Cezinha Nascimento, a exemplo da semana passada, lidera com 2,9%, seguido pelos também atuais parlamentares, Dr. Luiz Fernando 2% e Chico 2000, presidente da Câmara Municipal, que cravou 1,8% das intenções de voto.
No pelotão dos novatos, o Tenente Coronel Dias é a grande surpresa deste pleito. Ele obteve 1,7% das citações, conquistando a terceira posição no quadro geral. Dias que é afilhado político do deputado federal, Coronel Assis (União Brasil), montou mega estrutura de campanha, superando até mesmo os atuais detentores de mandatos eletivos da Capital.
Na sequência, outros seis nomes pontuaram na casa de 1,5% até 1%. Sãos eles: Lilo Pinheiro (1,5%), Paulo Borges (1,3%), Fábio Sena (1,2%), Augusto Campos (1,1%), Jean Barros (1,1%) e Adevair Cabral (1%). No total, 69 nomes foram citados na pesquisa da Percent.
“Faltando praticamente duas semanas para as eleições, ainda temos aproximadamente 180 mil cuiabanos a espera para definir seu candidato ao Legislativo. Este enorme número de indecisos pode mudar, por completo, a lista de eleitos no dia 6 de outubro. Não se espante se surgir vereadores eleitos, mas que jamais tiveram seus nomes citados nas pesquisas de opinião”, explicou Ronye Steffan, sócio da Percent.
Metodologia
A pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 9 e 13 de setembro nas zonas rural e urbana de Cuiabá. A sondagem presencial ouviu 1.200 pessoas, e tem intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. A quantitativa está devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número MT-00807/2024.