Escritório Regional de Saúde de Diamantino promove evento em incentivo à amamentação
O Escritório Regional de Saúde de Diamantino promoveu, nesta terça-feira (27.08), o II Encontro de Aleitamento Materno da Região Centro-Norte de Mato Grosso. O evento, realizado em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Conselho de de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), reuniu 126 participantes, entre profissionais e estudantes da área da saúde, no auditório da Unemat de Diamantino.
O encontro “Reduzindo as Desigualdades no Apoio à Amamentação” integra a programação da Agenda Única do Agosto Dourado em Mato Grosso e teve o objetivo de fortalecer o apoio à amamentação.
A ação contou com palestras, mesa-redonda, doação de mudas de ipê-amarelo e uma campanha de coleta de frascos de vidro destinados ao Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá. Além disso, o evento incluiu a apresentação de trabalhos científicos.
A servidora técnica do Escritório Regional de Saúde, Katia Silene, frisou a importância do evento para a qualificação dos profissionais em relação à amamentação.
“Foi um evento organizado com excelência pela equipe do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, em parceria com a Unemat. Este encontro foi de grande importância para acolher e capacitar os profissionais de saúde que atuam na atenção básica e em outras unidades para aperfeiçoar o conhecimento sobre o aleitamento materno”, afirmou.
A enfermeira do setor de Atenção à Saúde do Escritório Regional e coordenadora do evento, Antônia Ribeiro, explicou que a promoção da amamentação vai além das questões de saúde, abrangendo aspectos sociais e éticos.
“Promover a amamentação em todas as situações é voltar-se para as desigualdades sociais e ser sensível às necessidades da criança e dos diferentes tipos de família. Coordenar um evento de promoção ao aleitamento humano é um compromisso social enquanto cidadã e profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), afinal temos o dever de promover a saúde”, disse.
Já a diretora do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Sandra Guimarães, destacou a importância dessas ações não apenas para os usuários do SUS, como também para os profissionais e estudantes da área da saúde.
“Ações como esta são de grande importância para o SUS, assim como para os profissionais de saúde e estudantes, pois reforçam a qualidade das informações e dos serviços prestados às gestantes, que devem estar plenamente integrados à rede de atenção à saúde. Gostaria de expressar meu agradecimento a todos do Escritório e da SES que contribuíram para o sucesso deste evento, fortalecendo o SUS em benefício da população de Mato Grosso”, finalizou.
Agosto Dourado em Mato Grosso
Para celebrar o Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, oferta a Agenda Única, um espaço virtual para organizar as atividades em diversas cidades de Mato Grosso.
Até o dia 31 de agosto, a Agenda Única estará aberta para receber inscrições de novas ações. Todas as cidades que informaram a organização de eventos podem ser acessadas por meio do mapa interativo.