Escolas Estaduais Dom Pedro II se preparam para a 3º edição dos Jogos dos Estudantes Militares
Os estudantes das cinco unidades da Escola Estadual Dom Pedro II se preparam para participar da 3º edição dos Jogos dos Estudantes Militares de Mato Grosso, que acontecerá entre 15 e 17 de novembro, no município de Lucas do Rio Verde.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Glêdson, os jogos representam uma oportunidade para o desenvolvimento dos estudantes, o espírito de equipe, a disciplina e o respeito mútuo.
“Os jogos são uma importante oportunidade para que os jovens fortaleçam valores essenciais como o trabalho conjunto, o respeito às normas e a superação de limites, tanto no âmbito físico quanto mental. Também favorece o intercâmbio de experiências entre os estudantes das diversas regiões do estado”, diz.
Ainda segundo o comandante, a competição oportuniza a união das escolas militares e o fortalecimento do vínculo entre as forças de Segurança e a Educação, bem como o sentimento de pertencimento dos estudantes militares.
“Além de avaliar habilidades físicas e cognitivas, os jogos promovem a integração das escolas militares e reforçam o vínculo entre as forças de segurança e a educação, fundamentais para a formação de cidadãos comprometidos com os valores da nossa sociedade”, afirma o coronel.
A competição é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e de Segurança Pública (Sesp), além da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Assembleia Legislativa e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Ao todo, serão 28 delegações das escolas Dom Pedro II e Tiradentes a participar da competição. Participará um total de 140 alunos da Escola Estadual Militar Dom Pedro II André Antônio Maggi (Rondonópolis), Escola Estadual Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva (Alta Floresta), Escola Estadual Militar Dom Pedro II 2º Tenente BM Kleiber Rodrigues Alves (Colíder) e da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes (Barra do Garças).
Eles competem nas modalidades de ordem unida com corneta, corrida pega-ladrão, natação, cabo-de-guerra, xadrez, robótica e cubo mágico. As modalidades terão premiação em medalha e troféu para os três primeiros colocados.