Empresa mato-grossense resgata raízes com ajuda de IA e cria memória afetiva

Em um mercado onde a pureza da água tornou-se um requisito básico e não mais um diferencial competitivo, a Água Mineral Lebrinha decidiu olhar para o próprio passado para projetar seu futuro. Prestes a completar 42 anos de história no Centro-Oeste, a marca acaba de anunciar um reposicionamento estratégico que coloca a tradição e a memória afetiva no centro de sua comunicação.
O projeto, que define as diretrizes da marca para 2026, partiu de um desafio complexo: como inovar em uma categoria onde o produto é imutável? A resposta encontrada não foi a alteração da fórmula, mas o fortalecimento do vínculo emocional com o consumidor.
O ponto central da nova estratégia é o resgate histórico. A equipe de criação buscou nos arquivos da empresa o primeiro rótulo da Lebrinha, lançado há quatro décadas. O elemento gráfico foi modernizado e transformado no novo ícone da marca, criando um símbolo que sintetiza a trajetória da empresa de forma minimalista e contemporânea.

“Não se trata de uma tradição estática ou cansada, mas de uma herança viva”, ressalta Fellipe Rinschede, publicitário responsável pelo projeto. “Queríamos que o consumidor olhasse para o produto e reconhecesse ali a mesma marca que acompanhou seus pais e avós, mas com uma linguagem visual que conversa com o agora”, acrescenta o sócio e diretor de criação da Neonbird Consultoria.
Apesar do foco na história, a execução do projeto foi pautada pelo que há de mais moderno em tecnologia publicitária. Para materializar a campanha multicanal, a equipe utilizou Inteligência Artificial na geração de referências e bases visuais, que passaram por um rigoroso processo de retoque digital.
A modelagem 3D foi aplicada para criar o “ícone hero”, permitindo que o antigo rótulo ganhasse profundidade e destaque nas peças publicitárias e nos PDVs. O resultado é uma plataforma visual que une a herança histórica da marca à estética de 2026.
O novo conceito “Lebrinha. Em todos os momentos da sua vida”, busca ocupar o território das memórias cotidianas. A estratégia visa consolidar a marca não apenas como uma escolha de consumo, mas como uma presença constante na jornada das famílias da região. “A minha ideia para a campanha reforça a visão da empresa, de estar cada vez mais presente na vida das pessoas”, reforça o gestor estratégico de marketing do Grupo, Milton Dias de Almeida.
Com o novo posicionamento, a empresa reafirma seu diferencial competitivo no Centro-Oeste e destaca sua capacidade de atravessar gerações mantendo a relevância em um mercado cada vez mais genérico.






