Diretor musical usa Tribuna Livre e destaca importância do Dia do Lambadão
O diretor musical, cantor e apresentador, Edmilson Maciel, usou a tribuna livre da Câmara de Cuiabá na terça-feira (05.09) para falar sobre o Dia do Lambadão, celebrado no dia 10 de setembro, data de nascimento do cantor Chico Gil. Maciel foi até o parlamento para falar sobre a data, após convite do vereador Mário Nadaf (PV), autor da Lei.
Se hoje o lambadão anima festas e tem casas de shows específicas para o ritmo, há 20 anos, a situação era diferente. Havia muito preconceito em relação ao som, que nasceu em Poconé de uma mistura do carimbó com a lambada e teve o cantor Chico Gil, como precursor.
“Até uns 20, 15 anos, quando a Banda Terra ia tocar em festas de santo, havia cláusulas em contratos de que não era para se tocar funk e lambadão. E hoje se você perceber, quase todas as festas de santo tocam lambadão e movimenta cerca de 50 mil pessoas por final de semana em festas na baixada cuiabana. Hoje, o lambadão tem uma importância muito grande e a sociedade aceita”, comentou.
Para Edmilson Maciel o lambadão é motivo de orgulho, pois é uma música da terra e que deve estar em todas as classes sociais e, por isso, deve ser reverenciado.
“Homenagear o lambadão não significa menosprezar o rasqueado. Só que nós, do rasqueado, precisamos ter uma consciência melhor, uma inovação, para que mais jovem possa cantar o rasqueado. E o rasqueado venha realmente ocupar o lugar que ele não deveria ter saído”.
O vereador Mário Nadaf disse que tem procurado fazer uma tribuna da Câmara também com temas da cultura local e, em sua opinião, falar do lambadão é importante.
“Trouxemos o Edmilson Maciel aqui para que essa data, o Dia do Lambadão, seja divulgada e nada melhor do que um especialista, um produtor musical para trazer o recado sobre esse ritmo que contagia bem mais até do que outros ritmos que também são típicos da terra. Também declaramos o lambadão cuiabano como patrimônio imaterial e nós temos aberto essa tribuna livre na casa do povo Cuiabano, que é a Câmara Municipal, para as diversas manifestações culturais, locais, regionais, e nacionais, como nós fizemos aqui com a vinda do nosso amigo Pinduca”, pontuou.