Deputada e vereador promovem audiência pública sobre ações de proteção à mulher e combate ao feminícidio

Deputada e vereador promovem audiência pública sobre ações de proteção à mulher e combate ao feminícidio
Divulgação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por iniciativa da deputada Sheila Klener (PSDB), e a Câmara de Cuiabá, por iniciativa do vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), realizam audiência pública conjunta para discutir ações de proteção às mulheres com o fortalecimento de Rede de Enfrentamento à Violência com Mulheres, e medidas para o combate mais efetivo ao feminicídio no estado.

O evento ocorre na segunda (28), às 14h, no auditório Deputado Milton Figueiredo, na ALMT, e contará com palestra da advogada e mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Daina Allessi, pesquisadora em Estudos de Gênero e Representatividade Feminina na Política.

A participação de todos, independentemente do gênero, é fundamental para construirmos, a partir desse diálogo amplo, propostas que contribuam com a efetivação de políticas públicas em defesa das mulheres e meninas mato-grossenses. Não podemos mais tolerar tanta violência. Precisamos nos unir e agir no combate aos altos índices de violência contra as mulheres em Mato Grosso, que já resultaram, só em 2023, em 22 feminicídios., afirmou a deputada Sheila klener.

Irão participar da audiência as instituições que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência com Mulheres, entre elas o Tribunal de Justiça (TJMT), Ministério Público (MPMT), Defensoria Pública (DPE), Polícia Civil (PJC), Polícia Militar (PMMT), e Prefeitura de Cuiabá. O evento conta ainda com o apoio do Comitê Temático de Defesa da Mulher da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), por meio do seu Programa Crea Mulher.

“A rede de proteção às mulheres em Cuiabá atua com a união de instituições que visam reduzir a violência e auxiliar as vítimas. Mesmo com todo esse trabalho, ainda acompanhamos casos de crimes brutais, além de violências cotidianas e até invisíveis, como a violência psicológica. Isso mostra que é fundamental fortalecer a Rede. Para tanto, essa audiência é fundamental, não apenas para discutir os problemas, como para propor intervenções, explicou o vereador.

Astrogildo Aécio Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?