Cuiabá entra em alerta contra arboviroses no início do ano

Cuiabá entra em alerta contra arboviroses no início do ano
Gerada por IA

Cuiabá começou 2026 em alerta máximo para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Já na primeira semana epidemiológica do ano (SE 01), o município registrou sete notificações de dengue e um caso notificado de chikungunya. Não há registro de zika até o momento.

O sinal de atenção se intensifica devido ao cenário vivido em 2025, quando a chikungunya foi a arbovirose mais grave na Capital, com milhares de casos e dezenas de mortes. Mesmo com números menores neste início de ano, as autoridades temem uma nova escalada.

Dados mostram que, no começo de 2025, Cuiabá já acumulava 107 notificações de dengue até a 2ª semana epidemiológica. Em 2026, os números são menores, mas o histórico recente pesa, principalmente pelo risco de agravamento dos casos.

As regiões Norte e Leste concentram a maior parte dos atendimentos por suspeita de arboviroses. A Clínica da Família, na Regional Norte, lidera os registros, seguida por unidades da Regional Leste, o que acende o alerta para essas áreas da cidade.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate ao mosquito. Somente na primeira semana de 2026, 24.852 imóveis foram vistoriados, com 484 criadouros eliminados. Em todo o ano passado, mais de 1 milhão de imóveis passaram por inspeção.

Apesar das ações, a orientação é clara: a prevenção começa dentro de casa. O mosquito se desenvolve em até 10 dias, e eliminar água parada uma vez por semana é suficiente para quebrar o ciclo de transmissão e evitar novos casos.

(VGN)

Atos & Fatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?